Akará: um novo furacão na costa brasileira

Akará: um novo furacão na costa brasileira

A depressão subtropical que se formou na costa do Rio De Janeiro na noite do dia 15 de fevereiro de 2024 continuava seu movimento atípico para sul no começo da tarde do sábado, 17 de fevereiro de 2024, indo em direção à costa de São Paulo.

Havia expectativa de que esta depressão subtropical se intensificasse um pouco mais na manhã deste sábado e se transformasse em uma tempestade subtropical, mas isto não ocorreu. O sistema ainda era considerado uma depressão subtropical na manhã de 17/2/24, segundo análise da Marinha do Brasil.

Na sequência de imagens capitadas pelo satélite Goes 16, a região onda está a depressão subtropical pode ser identificada com a massa de nuvens que tende a girar no sentido horário sobre o oceano, na costa do Rio de Janeiro.

depressão tropical 17-2-24 - anima

Depressão subtropical na costa do Rio de Janeiro na manhã de 17/2/24 (Imagens so satélite Goes 16) é identificada na região onde as nuvens (manchas em tons de azul, verde e amarelo) giram no sentido horário.

Na atualização da análise meteorológica da Marinha o Brasil, feita às 9 horas de 17/2/24, a pressão mínima no centro da depressão subtropical era de 1006 hPa e seu deslocamento se mantinha para sul. Os ventos mais intensos do sistema foram estimados entre 28 e 33 nós (50 a 59 km/h, aproximadamente).

Depressão subtropical na costa do RJ na análise meteorológica da Marinha do Brasil, das 9h de 17/2/24

Depressão subtropical identificada na análise meteorológica da Marinha – 21h de 16/2/24  (17//2/24, 00Z)

Akará deve surgir até o fim deste sábado

A previsão é que esta depressão subtropical se intensifique e que, até o fim deste sábado, 17 de fevereiro de 2024, este ciclone seja reclassificado como uma tempestade subtropical, sendo batizado de Akará, que em tupi antigo significa uma espécie de peixe.

Apenas as tempestades subtropicais recebem um nome e somente e Marinha do Brasil “batiza” estas baixas pressões atmosféricas especiais.

Se Akará de fato se formar, será a primeira tempestade subtropical na costa brasileira em quase 2 anos. A última depressão subtropical registrada pela Marinha foi entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2023. Já a última tempestade subtropical foi a Yakecan, em meados de maio de 2022.

O que significa passar de depressão para tempestade subtropical?

A mudança de status de depressão para tempestade subtropical significa que o ciclone vai ganhar força. A pressão do ar no centro do ciclone fica mais baixa do que estava e isso altera a velocidade do vento. Quanto mais baixa a pressão do ar, mais forte é o vento.

Tempestade subtropical surge a partir da intensificação de uma depressão subtropical (Arte Climatempo)

Akará: terceiro furacão na costa brasileira?

Este ciclone subtropical que se formou na costa do Rio de Janeiro deve continuar se intensificando no fim de semana e pode se transformar em uma tempestade tropical, o que significa ventos mais intensos e maior risco de danos na área de abrangência do sistema.

Entenda mais sobre o processo

Na análise da Marinha, essa possibilidade é considerada a partir das 21 horas deste sábado, 17 de fevereiro.

Se os ventos se intensificarem ainda mais para a classificação, Akará será o terceiro ciclone tropical registrado na costa brasileira, sendo um sistema ainda mais raro em águas brasileiras do que uma tempestade subtropical. Uma tempestade tropical é o segundo estágio antes da formação de um furacão.

Desde 2011, quando a Marinha do Brasil começou a nomear as baixas pressões especiais que se formam em águas territoriais brasileiras, só ocorreram dois eventos de ciclone tropical, Iba, uma tempestade tropical que surgiu entre 23 e 27 de março de 2019, e o furacão Catarina, que atuou entre 24 e 28 de março de 2004.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *