TRE do Rio pretende cadastrar a biometria de 4,3 milhões de eleitores em 100 dias

TRE do Rio pretende cadastrar a biometria de 4,3 milhões de eleitores em 100 dias

Apenas na capital carioca, cerca de dois milhões de pessoas não fizeram o cadastro biométrico. (Foto: Divulgação/TSE)

A cem dias do fim do prazo, cerca de 4,3 milhões de eleitores do Rio de Janeiro ainda não têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. O dado equivale a um terço do eleitorado fluminense. Para melhorar esses números, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) iniciou a campanha #VemPraBiometria, que pretende coletar as digitais de 100% do eleitorado local até 8 de maio.

O estado busca se antecipar à meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de biometrização total do eleitorado até 2026. Primeiramente, o TRE-RJ recomenda que o eleitor faça uma consulta em seu site, para verificar se tem a biometria coletada. Se a coleta ainda não tiver sido feita, é necessário procurar qualquer um dos 183 postos de atendimento no estado, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Não é necessário agendamento.

Caso não consiga verificar sua situação pela internet, o eleitor pode fazer a consulta ou tirar dúvidas pelo Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000.

O maior contingente de eleitores não biometrizados está na cidade do Rio de Janeiro, onde cerca de dois milhões de pessoas (40,39%) ainda precisam fazer a coleta das digitais. Em seguida, aparecem São Gonçalo, com 270 mil (40,3%) e Nova Iguaçu, com 243 mil (39,8%).

A biometria é um procedimento que aumenta a segurança do processo de votação, ao confirmar se as digitais do eleitor que se apresenta para votar batem com as que estão cadastradas na base de dados da Justiça Eleitoral.

Diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris enfatiza a importância de o eleitor não deixar para efetuar o procedimento na última hora.

“O oito de maio não é só o prazo limite para a coleta biométrica. A data marca o fechamento do cadastro eleitoral como um todo”, explica. a diretora. “É nesse momento que muitos eleitores costumam deixar para procurar os postos de atendimento, pedindo alterações de local de votação, de domicílio eleitoral ou buscam regularizar pendências diversas”.

Iris acrescenta que são “procedimentos que podem ser feitos desde já. Deixar para depois e juntar essa procura com a da coleta da biometria vai gerar um gargalo que resulta em filas. O ideal é resolver tudo o quanto antes, e o TRE-RJ está pronto para recebê-los”..

Atendimento facilitado

O eleitor que já tiver a biometria coletada não precisa se deslocar para ser atendido. Pode solicitar de casa, on-line, todos os demais serviços eleitorais, por meio do TítuloNet.

Para alcançar a meta de 100% de biometrização até maio, além do atendimento em Zonas Eleitorais e nas Centrais de Atendimento ao Eleitor, o TRE-RJ disponibiliza a Justiça Eleitoral Itinerante.

Para ser atendido, o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência com até três meses de emissão.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *