09/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

TJAM faz doação de itens de vestuário a moradores da comunidade do Catalão

Publicado em 05 de fevereiro, 2024

TJAM faz doação de itens de vestuário a moradores da comunidade do Catalão

A Divisão Geral de Bens Judiciais Apreendidos (DVGBJA) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em parceria com o Instituto Reciclar da Preservação Ambiental da Amazônia (IrPaam), realizou neste sábado (03/02) a doação de itens como mochilas escolares, bolsas femininas, roupas, brinquedos, pares de tênis e de sandálias a moradores da comunidade-flutuante do Catalão, localizada no município de Iranduba (distante 19 quilômetros de Manaus).

A diretora da DVGBJA, Valéria Pedrosa, explica que a Divisão é responsável pela guarda de bens apreendidos pela polícia e que fazem parte de processos judiciais em tramitação no Judiciário amazonense. Os itens doados são aqueles que não têm mais utilidade à tramitação dos respectivos processos.

“Antes esses bens eram incinerados, mas agora são destinados a ações de ajuda humanitária, em respeito, inclusive, às boas práticas para um meio ambiente sustentável. Nesse caso específico, as doações foram feitas no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica n.º 052/2023, firmado entre o TJAM e o IrPaam”, destacou Valéria.

Cooperação

A cooperação entre o Tribunal o instituto tem por objeto, prioritariamente, a conjunção de esforços com vistas a operacionalizar a destinação de documentos eliminados pelo Arquivo Central Júlia Mourão de Brito e de materiais da Divisão Geral de Bens Judiciais Apreendidos, e a operacionalizar a destinação de materiais da Divisão de Patrimônio e Material TJAM, respeitando o meio ambiente sustentável.

De acordo com Lucas Eduardo de Araújo Moreira, assistente judiciário da DVGBJA que acompanhou a atividade do último sábado, ações como essa não apenas beneficiam a comunidade contemplada, como também contribuem para aproximar ainda mais o Judiciário dos cidadãos.

“É uma oportunidade para destacar que, por meio dessas parcerias, conseguimos canalizar recursos apreendidos de maneira positiva para as comunidades que mais precisam”, afirmou Araújo.

O TJAM já realizou diversas ações sociais semelhantes, utilizando os bens apreendidos em operações para promover impacto social positivo em várias comunidades. A entrega recente em Lago do Catalão destaca não apenas a iniciativa do Tribunal, mas também a importância de liderar práticas que promovam o bem-estar da sociedade.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.