Empresa desenvolve projeto para usar drones no combate ao mosquito da dengue

Empresa desenvolve projeto para usar drones no combate ao mosquito da dengue

A inciativa propõe liberar Aedes aegypti machos e estéreis para se acasalar com mosquitos fêmeas e impedir a proliferação do vírus da dengue. (Foto: Divulgação/Agência Fapesp)

Os drones podem ser uma alternativa para ajudar a prevenir a reprodução de mosquitos portadores de vírus causadores de doenças, como o Aedes aegypti. A inicitativa foi lançada por uma start-up localizada em São Manuel, cidade do interior de São Paulo, e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) na área de Pesquisa Inovação em Pequenas e Médias Empresas (PIPE).

Essa solução despertou o interesse de empresas produtoras de mosquitos Aedes aegypti estéreis, usados para erradicar doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika. A tecnologia desenvolvida pela empresa no âmbito do programa BIOTA-FAPESP consiste em um sistema modular de liberação e embalagem integrado a um drone que realiza a liberação controlada de insetos adultos em área designada, minimizando danos e estresse.

No campo, essa tecnologia pode ser utilizada para combater inimigos naturais de pragas agrícolas, por meio da liberação de insetos nas lavouras. As cidades podem usar esta solução para liberar mosquitos Aedes aegypti machos estéreis para acasalar com mosquitos fêmeas. Os mosquitos fêmeas transmitem vírus causadores de doenças através de suas picadas e acasalam uma vez na vida. Os especialistas estimam que desta forma é possível reduzir as populações de insetos.

Durante oito anos de operação, a empresa realizou mais de 15 mil voos para produzir produtos de biodefesa em uma área de mais de 1 milhão de hectares. Os clientes incluem fábricas em San Martinho, San Manuel e Suzano. O projeto de liberação do mosquito ainda é experimental e a empresa trabalha em parceria com criadores de insetos estéreis para cobrir os custos do serviço. São avaliados o valor e o tempo necessários para que a intervenção seja eficaz.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *