Documentos mostram que coronavírus foi registrado em banco dos EUA duas semanas antes de divulgação da China

Documentos mostram que coronavírus foi registrado em banco dos EUA duas semanas antes de divulgação da China

A sequência genética do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, foi submetida a uma base de dados do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) duas semanas antes da sua divulgação pelo governo chinês, de acordo com documentos que foram compartilhados com legisladores dos EUA e divulgados na quarta-feira (17).

A sequência não indica a origem do coronavírus, mas contradiz com as afirmações do governo chinês sobre o seu conhecimento da informação, disse um especialista – o que pode ter custado semanas críticas no desenvolvimento de uma vacina contra o vírus.

Em 28 de dezembro de 2019, a virologista Dra. Lili Ren, do Instituto de Biologia de Patógenos da Academia Chinesa de Ciências Médicas e da Peking Union Medical College, submeteu a sequência genética ao GenBank, segundo uma carta encaminhada em dezembro pela Dra. Melanie Egorin à presidente do Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos EUA, Cathy McMorris Rodgers.

Egorin, que é secretária assistente de legislação do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, explica que o GenBank é um “repositório de sequência genética que coleta, preserva e fornece acesso público para dados de sequência de nucleotídeos montados e anotados de todos os domínios da vida”.

Banco de dados

O banco de dados é administrado pelo Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia, parte do NIH.

A submissão de Ren “estava incompleta e não continha as informações necessárias para publicação”, diz a carta. Ela recebeu uma solicitação de reenvio três dias depois, mas “o NIH nunca recebeu as informações adicionais solicitadas”.

A submissão foi removida da fila de processamento em 16 de janeiro de 2020 e “a sequência nunca foi disponibilizada publicamente no GenBank”.

No entanto, um envio diferente da sequência genética que era “quase idêntica” à de Ren foi publicado no GenBank em 12 de janeiro, disse Egorin, um dia depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmar ter recebido a sequência da China.

O Subcomitê da Saúde e o Subcomitê de Supervisão e Investigações disseram em um comunicado à imprensa na quarta-feira que a investigação sobre as origens da Covid-19 ajudará os legisladores a fortalecer as práticas de biossegurança do país, além de ajudar a se preparar para a próxima pandemia.

Os comitês observaram que receberam as novas informações quase dois meses depois de terem informado o NIH da sua intenção de emitir intimações para cópias de documentos relacionados com quaisquer sequências iniciais de coronavírus, casos iniciais de Covid-19 ou outras informações pertinentes.

Virologista

Jesse Bloom, virologista do Fred Hutchinson Cancer Center, escreveu na quarta-feira em uma análise da submissão de Ren que ela “falsifica claramente a afirmação do governo chinês de que o agente causador do surto de pneumonia em Wuhan ainda não havia sido identificado perto do final do primeira semana de janeiro de 2020”.

A submissão anterior “teria fornecido informações adequadas para iniciar a produção da vacina no final de 2019 se tivesse sido tornada pública”, disse ele, observando que a farmacêutica Moderna “utilizou a sequência de picos para conceber a sua vacina contra a Covid-19” dois dias após o envio oficial.

No entanto, Bloom disse que “é improvável que [a sequência genética] represente o primeiro vírus que infectou humanos” e “não fornece quaisquer novos conhecimentos sobre a origem ou propagação precoce do SARS-CoV-2 em Wuhan”.

“A descoberta tardia da submissão sublinha a importância da rápida partilha de dados durante os surtos, uma vez que a divulgação pública imediata da sequência poderia ter acelerado em várias semanas o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 que salvaram milhares de vidas por semana apenas nos Estados Unidos”, conclui.

Mesmo duas semanas “teriam feito uma enorme diferença na pandemia”, concordou o Dr. Eric Topol, fundador e diretor do Scripps Research Translational Institute.

Vacinas

O fato de o programa de vacinas ter começado imediatamente após a publicação da sequência genética “mostra a importância dessa sequência”.

“Quando você sequencia um vírus – não é apenas uma vacina – então você acertou em cheio. Você conhece exatamente as características da proteína spike e de todos os outros componentes principais: o nucleocapsídeo, o envelope, toda a visão panorâmica do vírus. Você não pode conseguir isso sem a sequência.”

Os documentos devem ser lidos em retrospectiva, diz o Dr. Kristian Andersen, biólogo evolucionista e diretor de genômica de doenças infecciosas do Instituto Translacional. “No final de 2019, ninguém sabia que mais tarde ocorreria uma pandemia”, escreveu ele por e-mail.

“Esta é uma parte realmente crítica que a maioria das pessoas parece esquecer – ninguém sabia naquela época que um coronavírus nunca antes visto, apenas remotamente relacionado com o SARS-CoV-1, estava causando doenças ‘misteriosas’ em pacientes associados a um mercado no meio de Wuhan, que mais tarde desencadearia uma pandemia devastadora.”

Andersen conclui que a sequência deveria ter sido divulgada na época e marcada como dado preliminar.

“Isso teria sido ótimo e é um bom exemplo de onde poderíamos esperar melhorar no futuro. Quem quer que tenha revisto a sequência no NCBI durante o período de férias de 2019 não teria forma de ligar esta sequência a uma doença ‘misteriosa’ em Wuhan – porque ainda não tinha sido relatada.”

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *