Cinco curtas da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes estarão disponíveis em streaming a partir do próximo dia 31

Cena do documentário pernambucano “Rei da ciranda pesada”, de Cíntia Lima. Foto: Divulgação

Entre os dias 31 de janeiro e 9 de fevereiro, a Itaú Cultural Play disponibiliza em seu catálogo um recorte de cinco curtas-metragens que integram a programação da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, evento que ocorre presencialmente de 19 a 27 de janeiro, na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. A parceria acontece pela primeira vez e coloca à disposição do público os filmes “Ramal”, de Higor Gomes; “Até o último sopro”, de Benjamin Medeiros; “Jaci”, de Bruno Lobo La Loba; “Rei da ciranda pesada”, de Cíntia Lima, e “Kila & Mauna”, de Ella Monstra.

Os filmes, produzidos nos estados de Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e São Paulo, trazem um panorama do cinema brasileiro contemporâneo e revelam a diversidade e novas representatividades da produção audiovisual no país. E assim como todos os conteúdos presentes na plataforma, podem ser acessados gratuitamente em www.itauculturalplay.com.br e dispositivos móveis Android e IOS.

Nesta mesma data, também entra no catálogo da plataforma, com cópia em Libras, o curta-metragem de ficção “Fantasmas” (2010), de André Novais Oliveira, um dos homenageados da Mostra de Cinema de Tiradentes deste ano, junto com Bárbara Colen. Os dois artistas mineiros se conectam diretamente ao tema As formas do tempo, que norteia a edição de 2024, uma vez que são responsáveis por uma radicalidade poética do cinema de Minas Gerais e que são considerados figuras-chave da produção audiovisual no estado.

A programação da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes pode ser conferida em mostratiradentes.com.br

Do presencial para a plataforma

Dos 99 curtas-metragens que integram a seleção de 145 filmes da programação presencial da mostra, cinco irão compor o recorte que estará na IC Play de 31 de janeiro a 9 de fevereiro. Assim, quem não poder estar presencialmente no evento, poderá conferir um pouco do festival.

O curta-metragem mineiro “Ramal”, de Higor Gomes, aborda a interação entre um grupo de amigos que se diverte com suas motocicletas em um viaduto importante na periferia de Sabará, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. As cenas capturam acrobacias e movimentos audaciosos por parte dos pilotos no viaduto sem saída, conhecido como Ramal Ferroviário.

O curta é o terceiro da carreira de Higor Gomes e já esteve presente em importantes festivais, como o 12º Olhar de Cinema, no qual estreou e foi contemplado com os prêmios de Melhor de Filme pela crítica e pelo júri oficial.

Já o cearense “Jaci”, primeiro trabalho profissional de Bruno Lobo La Loba, integrou seleções de festivais como o 33º Cine Ceará e 17º For Rainbow. A obra traz a história de uma artista solitária que tenta concluir uma maquete, mas que enfrenta problemas estruturais em sua própria residência. A personagem passa a ser atormentada pela respiração de uma rachadura e, à medida que realidade e representação se misturam, ela é levada a uma jornada de reconstrução interior.

O diretor Bruno Lobo La Loba é um artista não-binário de Fortaleza, que explora a multilinguagem em seus trabalhos e aborda temas como memória, território e gênero.

Por sua vez, o documentário “Até o último sopro”, de São Paulo, o diretor Benjamin Medeiros vai ao nordeste da China para conhecer a Música Popular de Fuzhou. Este ritmo musical do campo é criado por instrumentos de sopro como suona, grande suona, flauta dupla e shegn, além de percussão. Participa do curta Song Xiping, um professor de suona considerado um dos guardiões dessa música.

Documentário “Até o último sopro”, do diretor Benjamin Medeiros. Foto: Divulgação

Dirigido pela cineasta, roteirista, diretora de arte e atriz Cíntia Lima, o documentário pernambucano “Rei da ciranda pesada” trata da história de João Limoeiro, discípulo do cirandeiro Antônio Baracho, conhecido como o Rei sem coroa, que em 50 anos de carreira transformou a ciranda de engenho no ritmo que se conhece hoje em dia. Vencedor de diversos festivais e cirandeiro referência da Mata Norte de Pernambuco, Limoeiro se consagra Rei Coroado pela vontade do povo.

Por fim, no filme cearense de ficção “Kila & Mauna”, de Ella Monstra, uma ligação no meio da noite pode mudar tudo. No enredo, Kila e Mauna se encontram em uma jornada de resgate, em busca de Triz, uma amiga desaparecida. E para chegar aonde querem, elas terão que atravessar os desertos que o tempo sedimentou entre elas.

SERVIÇO
27ª Mostra de Cinema de Tiradentes na IC Play
De 31 de janeiro, quarta-feira a 9 de fevereiro, sexta-feira.
Em www.itauculturalplay.com.br
Gratuito

Ramal
(Minas Gerais, 2023)
Direção: Higor Gomes
Duração: 16 minutos
Classificação indicativa: para maiores de 14 anos (Exposição ao perigo e drogas lícitas) – com autoclassificação

Até o último sopro
(São Paulo, 2023)
Direção: Benjamin Medeiros
Duração: 10 minutos
Classificação indicativa: livre

Jaci
(Ceará, 2023)
Direção: Bruno Lobo La Loba
Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: para maiores de 12 anos (Conteúdo sexual e linguagem imprópria) – com autoclassificação

Rei da ciranda pesada
(Pernambuco, 2023)
Direção: Cíntia Lima
Duração: 12 minutos
Classificação indicativa: livre

Kila & Mauna
(Ceará, 2023)
Direção: Ella Monstra
Duração: 19 minutos
Classificação indicativa: livre

Filme homenageado

Fantasmas
(Minas Gerais, 2010)
Direção: André Novais Oliveira
Duração: 11 minutos
Classificação indicativa: não recomendado para menos de 10 anos (Linguagem chula e depreciativa) – com autoclassificação

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *