Governo entrega berços aquecidos para maternidades e novos leitos para o Hospital Joãozinho

Foto: Divulgação/Roberto Carlos/Secom

Nesta sexta-feira (22/12), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), entregou 15 novos leitos de observação e seis leitos revitalizados de enfermaria para o Hospital e Pronto Socorro da Criança (HSPC) Joãozinho, na zona Leste de Manaus, e 70 berços aquecidos para a acolher os recém-nascidos na rede estadual de saúde.

A ampliação de leitos tem o intuito de melhorar o atendimento, bem como atender à demanda de pacientes que necessitam de internação na unidade de saúde.

O HSPC da zona Leste contava antes com 89 leitos, sendo divididos em 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 77 de enfermaria. Com a ampliação, o número sobe para um total de 104 leitos.

“Esse hospital e pronto-socorro atende todas as crianças da zona Leste, e tem um movimento muito grande e, há mais de dez anos, que não tem reforma. Essa é uma ampliação importante, principalmente nessa época, porque nós temos o aumento de síndromes respiratórias, e estamos preparados e com um aporte melhor no atendimento”, disse o secretário da SES-AM, Anoar Samad.

A ampliação já estava prevista pelo Governo do Estado na unidade que realiza, em média de 300 atendimentos/dia. “Vamos ter um local mais confortável e adequado para acolher as crianças”, disse a diretora do HPSC zona Leste, Alessandra dos Santos.

Berços aquecidos

O Governo entregou também, nesta sexta-feira, 70 berços aquecidos para a rede estadual de saúde. Os equipamentos serão distribuídos entre todas as sete maternidades da capital e para o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam).

O berço aquecido é um equipamento com sistema de aquecimento de calor irradiante, que ajuda a manter a temperatura do corpo do bebê. O equipamento proporciona uma temperatura ideal para recém-nascidos, aumentando suas chances de sobrevida e oferecendo conforto.

Foto: Divulgação/Roberto Carlos/Secom

A entrega simbólica foi realizada pelo secretário Anoar Samad, na Gerência de Patrimônio da SES-AM (Gepat). Os equipamentos foram adquiridos por meio de recurso federal.

“Esses são leitos bem modernos, novos, e já vamos começar essa distribuição para todas as maternidades para um melhor acolhimento dos recém-nascidos. Sabemos que muitas unidades estão com equipamentos sucateados, há mais de 30 anos, e é uma determinação do governador Wilson Lima fazermos mais investimentos na substituição desses equipamentos”, afirmou Anoar Samad.

Distribuição

Os berços serão enviados para o Icam, Instituto da Mulher Dona Lindu, maternidades Alvorada, Ana Braga, Azilda da Silva Marreiro, Balbina Mestrinho, Chapot Prevost e Dona Nazira Daou.

Características

Os berços têm display de cristal líquido (LCD), indicador digital de potência programada, cronômetro com alarme, acionamento da iluminação auxiliar, sistema eletrônico de segurança, entre outras tecnologias.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *