
Foto: Divulgação
A 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) do Amazonas, sediada no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, celebra um momento especial para os apreciadores do hipismo na região. Apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e organizada pela Federação Amazonense de Hipismo (FAHI), a competição do ranking amazonense reunirá cavaleiros e amazonas de diversas áreas do estado, nesta sexta-feira (8) e sábado (9/12).
O hipismo é um esporte que desafia a habilidade dos participantes em percursos de salto em pistas fechadas. Os vencedores receberão troféus e medalhas.
Regido pela FAHI, entidade vinculada à Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), o esporte equestre tem destaque mundial, sendo o único dessa categoria presente nas Olimpíadas. Com sete etapas no ranking amazonense, os competidores acumulam pontos ao longo do torneio, e a grande final ocorrerá na 45ª Expoagro.
“O torneio está sendo excelente. O governo deu toda assistência desde a parte estrutural, com tenda, a criação de pista, aliou-se a federação e trouxe a sétima etapa da edição de hipismo para cá. O governo tem nos incentivado não só agora, mas durante todo o ano. E a feira está sensacional”, afirma o presidente da Federação Amazonense de Hipismo, Helano Pontes.
A competidora e médica veterinária Natalia Chaves ressalta a importância do esporte para o desenvolvimento psicomotor, social e questão de liderança. “Este foi um ano cheio de competições. A federação voltou à ativa e foi bem impulsionador para o hipismo daqui. Essa última etapa na Expoagro é muito importante para divulgar mais o esporte que traz benefícios para gente e promove a interação com o animal”.

Foto: Divulgação
O apoio do Governo do Amazonas é fundamental, especialmente na estrutura e cuidados com a saúde dos animais por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), durante a Expoagro. Todos os animais passam por acompanhamento veterinário rigoroso, incluindo exames de saúde exigidos pela CBH.
O presidente da Confederação Amazonense, Helano Pazuelo, e o vice-presidente, Raoni Nogueira, juntamente com o secretário-geral Diego Sobrinho, lideram a organização do evento. Com regulamentos internos alinhados aos padrões internacionais, o hipismo se destaca como um esporte inclusivo, com categorias que vão desde a base até níveis nacionais, permitindo competidores de 4 a 76 anos de idade.