Estado inicia tratativas com Prefeitura de Parintins para melhoria da qualidade da água do município

Foto: Divulgação/Cosama

Uma equipe da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), chega a Parintins (a 369 km de Manaus), neste domingo (10/12), para iniciar as tratativas com a Prefeitura para o enfrentamento do problema de contaminação da água que abastece a cidade.

O Governo do Amazonas pretende ajudar o Município, responsável pelo abastecimento de água, a buscar uma solução definitiva para a situação dos poços, que em estudos recentes realizados pela Cosama e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVSRCP), apresentaram altos níveis de contaminação por metais, como nitrato e alumínio.

O saneamento básico em Parintins é gerido pelo Serviço Autônomo de Água de Esgoto (SAAE). Diante das análises indicando a contaminação dos poços, o governador Wilson Lima disse que o Estado está à disposição da Prefeitura de Parintins para ajudar na melhoria do serviço de tratamento e abastecimento de água da cidade.

“No início de novembro coloquei o Governo do Amazonas à disposição da Prefeitura de Parintins e, agora, nossos técnicos vão iniciar um trabalho para que possamos melhorar a qualidade da água no município. Temos algumas iniciativas através da Cosama e através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e se for necessário, o Estado do Amazonas pode assumir o serviço de abastecimento, já que é complicado para os municípios gerirem isso sozinhos”, disse o governador.

De acordo com o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, a missão em Parintins visa aprimorar o tratamento da água fornecida pelo SAAE, a partir de um plano de contingência, além de começar as tratativas para a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Cosama e a Prefeitura de Parintins, com vistas a soluções definitivas.

Na última quarta-feira (6), a Cosama recebeu da Prefeitura um pedido para elaborar a minuta do termo, que foi proposto em audiência pública realizada no dia 1º de dezembro, pela Comissão de Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“Estamos seguindo as orientações do governador Wilson Lima, que reafirma o compromisso em oferecer um serviço de excelência e trabalhar em conjunto com as autoridades municipais para fornecer uma água de qualidade aos cidadãos parintinenses, proporcionando saúde e bem-estar a todos”, afirma Armando do Valle.

Entre as ações propostas, estão a realização de um Diagnóstico Situacional e um plano de trabalho com o objetivo de equacionar as inconsistências encontradas no sistema de abastecimento de água do município.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *