Bazar natalino nos centros de convivência gera renda para mulheres empreendedoras

Foto: Divulgação/Jimmy Christian

O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), está promovendo ações de empreendedorismo, neste mês, nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci), às mulheres da comunidade que participam dos grupos de convivência. Bazares com produtos variados são realizados nos sete aparelhos públicos envolvendo, principalmente, as mulheres que aprendem nos cursos e colocam em prática o que aprenderam.

A ideia de incluir o empreendedorismo na programação dos sete centros estaduais de convivência, espalhados em várias zonas geográficas de Manaus, visa oferecer oportunidade de negócios por meio da comercialização de produtos de decoração, cama, mesa, banho, vestuário, calçados, artesanatos, bijuterias e alimentos, para incrementar a renda das famílias no período natalino.

O Bazar Natalino do Centro Estadual de Convivência 31 de Março, no Japiim, zona sul, realizado nesta quarta-feira (6/12), teve comidas, artesanatos, roupas e maquiagem. Paralelamente, o centro ofereceu ao público presente vacinação contra influenza, realizada pela equipe médica da UBS-S33, do Japiim. Teve também sessão de embelezamento e de massoterapia e relaxamento oferecida pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), parceiro da Seas.

A supervisora técnica do CECF 31 de Março, Vivian Silva, destacou a importância dos serviços oferecidos à população, como vacinação, esmaltação e massagem, lembrando que as mulheres participam das atividades oferecidas no centro, a exemplo do curso de empreendedorismo realizado neste ano, e ainda utilizam os bazares como fonte de renda, uma oportunidade a mais de comercializar seus produtos.

“Neste ano realizamos diversos bazares, uma forma que encontramos de permitir que os empreendedores aprendam e tenham mais uma oportunidade de comercializar seus produtos e, assim, ganhem em geração de renda, gerando receita para essas famílias”, disse Vivian Silva, informando que no dia 22, o CECF fecha a programação do ano com o evento “Celebra 31”, oferecendo atividade cultural, esportiva e feira de empreendedorismo.

A aposentada Naires da Costa Cardoso, 82, moradora do Japiim, é uma das participantes do Grupo de Convivência Florescer, do 31 de Março, há vários anos. Além dos inúmeros cursos realizados, a idosa faz aulas de pilates. “Esse local está relacionado com a minha vida, onde passo várias horas do dia e hoje estou aproveitando para comprar alguns produtos para minha casa no bazar”.

Assistência social

Além de celebrar e fortalecer o espírito natalino, o trabalho oferecido pelos CECFs e Ceci, mostra a população um pouco do trabalho desenvolvido pela gestão no âmbito da assistência social no Amazonas.

O CECF Maria de Miranda Leão, Alvorada, realiza no dia 15 de dezembro sua festa de confraternização com a temática dos anos 60, 70 e 80, oferecendo apresentação de danças dos Grupos de Convivência e dos grupos de atividades, além de Bazar Natalino, às 9h.

O Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Cidade Nova, promove nos dias 11 e 12/12 uma Oficina de Natal com fabricação de enfeites natalinos, que deverão ser comercializados pelos participantes do curso.

O CECF André Araújo, Raiz, realizou seu bazar natalino, com aulão de ritmos, exposição de artigos natalinos e apresentação de coral natalino no dia 1/12.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *