Câncer de próstata: Delphina Aziz apoia campanha nacional e conta história de sucesso

Câncer de próstata: Delphina Aziz apoia campanha nacional e conta história de sucesso

A Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SES-AM), através do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, atendeu de janeiro a novembro deste ano, 6.527 homens encaminhados para especialidade de urologia. No ano de 2022, o total foi de 6.413 consultas. Deste quantitativo, 101 passaram por exames de biópsias de próstata e 170 realizaram procedimento cirúrgico de prostatectomia, Ressecção Transuretral da Próstata (RTU), procedimento endoscópico para o tratamento de um dos principais órgãos masculinos. 

Durante o mês de novembro, campanhas de conscientização à prevenção do câncer de próstata são realizadas em todo o Brasil. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 71.730 novos casos sejam registrados no triênio de 2023-2025, ou seja, 30% do total de doenças que acometem o sexo masculino. 

O paciente de urologia do Hospital Delphina Aziz, o aposentado João Campos da Silva, 71, conta que há menos de um ano procurou a especialidade após sentir dores ao urinar e perceber um leve sangramento. 

“Começou uma dor toda vez que ia urinar, vi que tinha sangue, contei para minha filha que mora comigo e ela me instruiu a procurar logo um urologista. Fiz todos os exames solicitados pelo médico, e há quatro meses passei por um procedimento na próstata para resolver o que estava doendo, fiz uma biópsia e, graças a Deus, não deu nada maligno, continuei tomando os remédios que o médico receitou e fazendo os exames para acompanhar se estava seguindo tudo bem. Agora estou aguardando a alta definitiva, mas sei que já está perto”, contou. 

Saúde

O aposentado, viúvo, pai de um casal de filhos, aproveita para deixar uma mensagem sobre a importância de procurar um médico e evitar que doenças se agravem por não terem sido descobertas logo no início. 

“Peço a todos os homens que deixem a vergonha de lado e procure o urologista mesmo antes de começarem a sentir alguma coisa. A doença não tem idade para aparecer, e quanto mais cedo você puder tratar, melhor. Eu tinha essa vergonha também, esse pensamento de preconceito em fazer exame de toque, mas espero que todos se conscientizem, assim como eu que descobri antes de virar algo maligno, e venham ao médico”, finalizou João Campos.  

O médico Leandro Moura também enfatiza a importância da procura preventiva a fim de evitar agravamentos em doenças que evoluam para o câncer de próstata. “Procurar regularmente os serviços de saúde para realizar check-ups e exames específicos é crucial na detecção precoce de condições como o câncer de próstata. Essa prática não apenas promove a prevenção, mas também permite intervenções eficazes em estágios iniciais, melhorando significativamente as chances de tratamento bem-sucedido”, pontua o diretor técnico do Complexo Hospitalar Zona Norte. 

Novembro Azul 

No decorrer do mês de novembro, foram realizadas ações voltadas para o tema no Hospital Delphina Aziz pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), com o intuito de conscientizar colaboradores e pacientes sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. No decorrer da blitz ‘Saúde do Homem’ nos setores administrativos e assistenciais foi disponibilizado acesso à cartilha do Ministério da Saúde por meio de um código QR com orientações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *