Mais de 300 alunos da UEA realizam prova do Enade neste domingo

Mais de 300 alunos da UEA realizam prova do Enade neste domingo

Mais de 300 alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, e das Engenharias Civil, de Computação, de Controle e Automação, de Produção, Elétrica, Florestal, Mecânica e Química da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizaram, neste domingo (26/11), a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O certame serve para compor o perfil do participante do exame, assim como para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior. Além disso, permite que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conheça as condições de oferta dos cursos e a qualidade da educação superior no Brasil.

A reitora em exercício da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, acompanhou os alunos na entrada do exame e enfatizou que a universidade está empenhada e comprometida com o desempenho da UEA no resultado do exame. “Estamos fazendo uma força-tarefa para ajudar nossos alunos na boa realização do Enade. Acompanhamos a ação da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Prograd) junto às coordenações de qualidade e de curso e queremos que a UEA esteja no ranking das melhores universidades na qualidade de ensino do Brasil”, pontuou.

Ensino

O coordenador-geral de Qualidade do Ensino da UEA, Prof. Dr. Raimundo Barradas, acompanhou o grupo de alunos e avaliou positivamente a preparação da UEA para a prova. “Tivemos uma preparação de mais de um ano e meio das equipes técnicas da Prograd, conversando e alinhando todas as dúvidas com as coordenações dos cursos e orientando, sobretudo, do ponto de vista técnico e psicológico os alunos. Recentemente, fizemos um encontro com os coordenadores de cursos e de qualidade, o que corroborou ainda mais com as nossas ações, e esperamos que nossos alunos realizem uma boa avaliação”, enfatizou.

Reunida com os alunos do curso de Enfermagem, a estudante Heloísa Nunes dos Reis Rosa, se preparou para a prova comprando livros de Enfermagem, pois além do Enade está se preparando para concursos e residência. “Então, servia tanto para o Enade, quanto residências que também vai ser agora no final do ano e concursos. Juntei tudo e separei em módulos para estudar. Estou nervosa, é claro, mas confiante”, enfatizou.

Já para Vinícius Moura Costa, estudante do curso de Engenharia Civil, a preparação ocorreu durante 12 meses e com a aplicação de provas modelos. “Tivemos reuniões entre alunos e professores. Além, é claro, dos cinco anos de preparação no próprio curso, pois é uma área que exige bastante, mas que deu bastante retorno também. Creio que estou bastante preparado e confiante”, avaliou.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Em 2023, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação I, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética, gestão ambiental, radiologia, gestão hospitalar, segurança no trabalho e agronegócio.

Tags: Enade
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *