Ações de saúde na cidade fazem alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

Ações de saúde na cidade fazem alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

Como parte da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Manaus mobiliza as unidades de saúde com a realização de ações e estratégias voltadas à atenção e promoção à saúde da população negra da capital.

As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), têm o objetivo de contribuir para a luta contra o racismo e o preconceito, como uma importante estratégia para a melhoria dos indicadores de saúde dessa população, por meio do fortalecimento e da capilaridade das informações acerca dos agravos que mais acometem esse segmento e as formas de prevenção e autocuidado, conforme explica a chefe da Divisão Populações Vulneráveis, Ana Mádria Fonseca.

“Estamos realizando palestras, rodas de conversas e abordagens multidisciplinares em uma programação que contempla ações nos cinco Distritos de Saúde da Semsa. Estas atividades abordam, de forma transversal junto aos profissionais de saúde e a sociedade em geral, a questão do racismo e do preconceito. O objetivo é fortalecer os direitos sociais dessa população”, reforça Ana Mádria.

A programação desenvolvida nas unidades do Disas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural também contempla escolas e outros espaços de grande circulação de pessoas para que a relação entre a promoção à saúde e a garantia de direitos sejam reforçadas.

“Já realizamos a programação no Cmei Elza Damasceno, no bairro Santo Antônio, e hoje, os estudantes da escola municipal São Dimas, no bairro São Jorge, participaram das ações de Educação em Saúde. Estamos felizes com a receptividade da comunidade escolar”, observa a chefe da Divisão Populações Vulneráveis.

Na sexta-feira, 24/11, das 8h às 11h, o Disa Sul leva as ações de saúde ao Quilombo São Benedito, localizado no bairro Praça 14, zona Sul.

As equipes de saúde, vinculadas a unidade de saúde Vicente Pallotti e USF-32, vão ofertar serviços como aferição de pressão arterial, avaliação do índice glicêmico, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consulta de enfermagem e orientação nutricional. A programação também contará com atrações musicais, capoeira, caminhada e danças.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *