26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Congresso libera R$ 15 bilhões para compensar Estados por perda com ICMS

Publicado em 09 de novembro, 2023

Congresso libera R$ 15 bilhões para compensar Estados por perda com ICMS

O Congresso Nacional aprovou em sessão conjunta da Câmara e do Senado, nesta quinta-feira (9), a liberação de R$ 15 bilhões em créditos suplementares para o orçamento federal. Os recursos serão utilizados para compensar estados e municípios na perda de arrecadação.

Dos R$ 15 bilhões, R$ 8,7 bilhões devem compensar as perdas dos estados com a redução do ICMS de combustíveis em 2022 e R$ 6,3 bilhões para compensar perdas relativas ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Fundo de Participação dos municípios (FPM) na arrecadação geral.

A expectativa para a sessão do Congresso de hoje era que os parlamentares também analisassem vetos do presidente Lula. Mas essa votação acabou adiada a pedido dos líderes da Câmara.

Um dos motivos é de que não havia acordo sobre a derrubada de vetos ao Marco Temporal e também de outros projetos de lei, como o Marco das Garantias e o que restabelece o voto de desempate a favor do governo nas votações do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

A próxima sessão do Congresso Nacional está prevista para o dia 23 de novembro. Estão na fila para serem analisados 39 itens, sendo 33 vetos e outros 6 projetos de lei que liberam recursos orçamentários.

Tags:

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.