PL quer beneficiar mulheres em situação de violência doméstica no Bolsa Idiomas

PL quer beneficiar mulheres em situação de violência doméstica no Bolsa Idiomas

Foto: Divulgação

A vereadora Thaysa Lippy (Progressista) apresentou nesta semana o Projeto de Lei 553/2023 que reserva um percentual de vagas em instituições de idiomas em Manaus por meio do programa Bolsa Idiomas para mulheres em situação de violência doméstica.

De acordo com o artigo 3-A “do total de bolsas de estudo disponíveis será reservado o percentual de 2% (dois por cento), em cada instituição, curso e turno, para mulheres em situação de violência doméstica, obedecidos os critérios de seleção definidos em edital”.

“A nossa proposta chega como um grande instrumento de fortalecimento e empoderamento da mulher, principalmente aquela que passou por processos de vulnerabilidade após sofrer a violência”, afirmou.

O Amazonas registrou 4.691 casos de violência contra a mulher, a maioria na faixa etária dos 10 aos 14 anos (26,1%). Os dados são do ano de 2022 e estão em um relatório produzido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP). Segundo o relatório da FVS, o tipo de violência que as mulheres mais sofrem no Amazonas é a física (39,3%), seguida da sexual (21,5%) e da psicológica moral (11,2%).

O Programa Municipal foi criado para contemplar a população com renda familiar baixa e que busca oportunidade de crescimento profissional. No programa Bolsa Idiomas serão proporcionados cursos em sete idiomas diferentes (inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim) nas instituições, Argus Cursos e Treinamentos, Aslan Idiomas, CCAA, CNA Manaus, Cultura Inglesa, Digital da Amazônia, Do Up English, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Esbam Idiomas, Get it Manaus, Go On Better, ICBEU, Inglês e Companhia, Multicursos, Thank you Institute, United Idiomas e Yes Idiomas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *