Papa nomeia padre parintinense como bispo auxiliar de Manaus

Papa nomeia padre parintinense como bispo auxiliar de Manaus

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Manaus

O Papa Francisco nomeou um novo bispo auxiliar para a arquidiocese de Manaus, no Amazonas. O padre Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, atualmente pároco da catedral, foi escolhido atendendo à solicitação do cardeal Leonardo Ulrich Steiner.

O novo bispo é natural de Parintins. Ele será titular de “Macri” e auxiliar na arquidiocese de Manaus.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o novo bispo eleito.

Sobre o bispo

Natural de Parintins (AM), padre Joaquim Hudson nasceu no dia 31 de agosto de 1972. Sua formação foi realizada no Seminário Arquidiocesano São José, em Manaus. Os estudos de Filosofia e Teologia foram no Centro de Estudos do Comportamento Humano. Padre diocesano, foi ordenado em 12 de outubro de 1999.

Na arquidiocese de Manaus, assumiu funções de pároco de quatro Paróquias, sendo o atual da Catedral Metropolitana de Manaus, dentre outros serviços, conselhos e comissões. Possui graduação em Psicologia e quatro especializações na mesma área; mestrado em Educação pela Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, na Itália; e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo, e pós-Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Porto, em Portugal.

Padre Joaquim coordena o Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus e é assessor da Cáritas Arquidiocesana de Manaus com foco em crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Atua junto à Pastoral do Povo da Rua e é diretor da Faculdade Católica do Amazonas e pesquisador de uma universidade pública.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *