Dom Joaquim Hudson, natural de Parintins, é ordenado novo bispo auxiliar de Manaus

Dom Joaquim Hudson, natural de Parintins, é ordenado novo bispo auxiliar de Manaus

A Arquidiocese de Manaus fez a ordenação episcopal de monsenhor Joaquim Hudson de Souza Ribeiro como novo bispo auxiliar de Manaus, nesta sexta-feira (2), no santuário São José Operário, no Centro, zona Sul. Ele foi nomeado pelo papa Francisco no dia 8 de novembro de 2023.

Ele foi ordenado pelo cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, tendo como bispos co-ordenantes, Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito da Arquidiocese de Manaus, e Dom Mário Antônio da Silva, arcebispo de Cuiabá.

O lema episcopal de Mons. Hudson Ribeiro será “Ministrare non ministrari” (Servir e não ser servido) e ela atuará como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus ao lado de Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos e Dom Zenildo Lima.

Ele era pároco da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição e a nomeação ocorreu após uma solicitação do cardeal Dom Leonardo Steiner, que pediu mais um bispo para lhe auxiliar na Cúria Arquidiocesana.

Quem é o novo bispo auxiliar de Manaus

Natural de Parintins, no Amazonas, o padre Joaquim Hudson se formou no Seminário Arquidiocesano São José, em Manaus. Estudou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano. O padre diocesano foi ordenado em 12 de outubro de 1999.

É o primeiro parintinense que chega ao episcopado. Ele é fruto da forte presença católica em Parintins, estabelecida por Dom Arcângelo Cerqua e do italiano Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras (Pime).

Na Arquidiocese de Manaus, ele assumiu funções de pároco em quatro paróquias. Uma delas era a Catedral Metropolitana de Manaus, onde estava atuando atualmente.

Padre Joaquim também coordena o Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus e é assessor da Cáritas Arquidiocesana de Manaus com foco em crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Atua junto à Pastoral do Povo da Rua e é diretor da Faculdade Católica do Amazonas e pesquisador de uma universidade pública.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *