Presidentes dos tribunais de Justiça do Brasil estarão reunidos em Manaus, em novembro

Presidentes dos tribunais de Justiça do Brasil estarão reunidos em Manaus, em novembro

Manaus sediará na próxima semana o “8.º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre)”. Conforme a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha Jorge, o evento nacional será realizado entre os dias 8 e 10 de novembro e, além da pauta administrativa e de deliberações do Conselho, a programação inclui conferências e palestras sobre temas relevantes para o fortalecimento do Judiciário.

“É uma grande honra para o Tribunal de Justiça do Amazonas ser o anfitrião do 8.º Consepre. Nos últimos meses trabalhamos na organização desse importante evento, em parceria com a presidência do Conselho, que hoje tem à frente o desembargador Carlos França, do TJ de Goiás. Na pauta estarão temas de interesse da magistratura nacional e de fortalecimento à atuação do Judiciário”, afirmou a desembargadora Nélia.

A presidente do TJAM explicou que o último encontro do Consepre foi realIzado na cidade de Porto Alegre, em julho deste ano, quando ela capitaneou a definição do Amazonas para sediar o evento. “Nos empenhamos nesse sentido porque será uma oportunidade ímpar para divulgar as boas práticas desenvolvidas pelo Judiciário do Amazonas e para que os desafios logísticos regionais sejam cada vez mais compreendidos pelos dirigentes do Judiciário”, frisou Nélia Caminha Jorge.

Criado em 2021, o Consepre tem como objetivos a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário; a integração dos Tribunais de Justiça em todo o país; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos e das questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado da Federação, em busca da uniformização de entendimentos e em respeito à autonomia e às peculiaridades locais.

Abertura

A solenidade de abertura do encontro ocorrerá na quarta-feira (8/11), a partir das 18h30, no Teatro Amazonas. A conferência de abertura do Encontro, às 19h, será proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Mauro Campbell Marques, e pelo ministro do STJ e corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão.

A programação de abertura também contará, às 20h, com a apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas, que tem como diretor artístico e regente titular Marcelo de Jesus.

Em seguira, um jantar de boas-vindas acontecerá no Salão Solimões, do Complexo Palácio Rio Negro, localizado na Avenida Sete de Setembro, 1058, Centro da capital.

Programação

No dia 09/11, quinta-feira, o “8.º Consepre” iniciará às 9h30 no Plenário Desembargador Ataliba David Antônio, na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, no Aleixo, com a apresentação do juiz auxiliar da Presidência do TJAM, magistrado Igor Campagnolli, que tratará sobre o tema “Juiz de Garantias: Caminhos Concretos para a Implementação”.

Às 10h40, o juiz diretor da CPE do TJMS, magistrado Olivar Augusto Roberti Coneglian, abordará o assunto “Centrais de Processamento e Unidades de Processamento Judicial” e; às 11h35 o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás, Reinaldo de Oliveira, falará sobre a “Busca Eletrônica em Registros Usando Linguagem Natural”.

À tarde, às 14h30, o Plenário é o local da reunião reservada com os presidentes dos Tribunais de Justiça, e no mesmo horário, no 1.º andar do prédio anexo do TJAM, acontece a reunião de trabalho dos juízes auxiliares e assessores dos Tribunais. Às 16h15, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Márcio Luiz Coelho de Freitas, fará uma apresentação aos presentes sobre o tema “Precatório”.

Na sexta-feira (10/11), último dia do “8.º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil”, a abertura dos trabalhos, às 9h, será no Plenário Desembargador Ataliba David Antônio com a apresentação, às 9h20, do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e vice-presidente do Consepre, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, que vai abordar o tema “Poder Judiciário Disruptivo e Inteligência Artificial”.

Às 10h20 haverá a leitura e aprovação da Carta do Encontro e o encerramento do “8º Consepre” com as palavras do ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino de Castro e Costa, que falará sobre “O Direito Digital e o Sistema de Justiça no Brasil”; da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge; e do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e do Consepre, desembargador Carlos França.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *