26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Termo de cooperação para instalar unidade do Cetam em Silves é assinado por Wilson Lima e Eneva

Publicado em 30 de outubro, 2023

Foto: Divulgação/Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima assinou, nesta segunda-feira (30/10), termo de cooperação técnica com a empresa Eneva para a reforma e adequação da Escola Estadual Agobar Garcia, em Silves (a 240 quilômetros de Manaus), para se tornar a futura Escola de Formação Técnica de Gás e Energia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A unidade terá 12 salas, laboratórios, biblioteca e deve atender 1,2 mil alunos por ano.

Segundo o governador, a oferta de capacitação da mão de obra, por meio dos cursos do Cetam, é uma contrapartida social da empresa que vem tornando o Amazonas uma referência na exploração e produção do gás natural e também consolida uma nova matriz econômica para o estado.

“Fico muito feliz com a disposição da Eneva em cumprir o que a gente havia conversado sobre as contrapartidas sociais. Claro que tenho interesse que a empresa venha para o Amazonas, tenha lucro e se viabilize, mas meu interesse principal são essas contrapartidas sociais. É isso que eu, enquanto homem público, viso, trabalhar para gerar emprego, gerar renda“, destacou Wilson Lima.

Participaram do encontro com o governador na sede do Governo do Amazonas, o CEO da Eneva, Lino Cançado; o diretor de Relações Externas, Damian Popolo; o Gerente de Relacionamento Institucional, Rômulo Florentino; e o Relacionamento Institucional para o Norte da empresa, Márcio Lira.

Também estiveram o deputado estadual Felipe Souza, líder do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas; e os secretários estaduais Serafim Corrêa (Sedecti), Ronney Peixoto (Semig); Juliano Valente (Ipaam), Lúcia Carla Gama (UGI) e o diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque.

Cetam em Silves

A unidade será a sexta em prédio próprio do Cetam no interior do Amazonas e a segunda a ser entregue pelo governo Wilson Lima. O novo espaço deve ser entregue em 2024.

O Termo de Cooperação, que também inclui oferta de equipamentos por parte da empresa, abrange a oferta dos seguintes cursos pelo Cetam: Técnico em Gás e Energia; Técnico em Eletromecânica; Técnico em Agropecuária; e Qualificação em Instrumentação. Esses cursos ofertados terão carga horária mínima de 800 horas, concluídos em dois semestres.

A unidade educacional em Silves saiu da gestão da Secretaria de Educação e Desporto Escolar e passou para o controle do Cetam e dispõe espaços administrativo e pedagógicos, salas de aulas tradicionais e uma biblioteca, além de áreas comuns.

Atualmente, o Cetam em Silves atende 280 alunos divididos em cursos técnicos de Petróleo e Gás (45 em duas turmas), Segurança do Trabalho (21), Eletrotécnica (30), Florestas (28), Enfermagem (36); e cursos de Qualificação Profissional em Agente de Portaria (25), Assistente Administrativo (25), Operação em Logística (25), Almoxarife (25) e Auxiliar de Contabilidade (20).

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.