19/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Operação Virtude: ações da FUnATI reforçam o combate à violência contra os idosos

Publicado em 27 de outubro, 2023

Operação Virtude: ações da FUnATI reforçam o combate à violência contra os idosos

Reitor da FUnATI, Euler Ribeiro

Durante o mês de outubro, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) realizou ações de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa na capital e interior do estado, no âmbito da Operação Virtude, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem foco no combate à violência contra a pessoa idosa.

No Amazonas, a ação tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) com o apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Polícia Militar (PMAM), com demais secretarias do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, entidades e órgãos parceiros.

No dia 2 de outubro, a operação foi lançada oficialmente durante evento no Teatro Amazonas com a participação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e o vice-reitor da FUnATI, Cláudio Chaves. Em seguida foi apresentado o espetáculo “Estórias que meu pai contou”, apresentado pelo grupo de teatro Renascer Izael Tavares da FUnATI.

Também foram realizadas palestras educativas em escolas da rede estadual de educação. Ao todo, 12 escolas de todas as zonas da capital foram contempladas, totalizando cerca de 900 alunos impactados. A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto.

Segundo o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, participar destas ações em conjunto com toda a rede de proteção à pessoa idosa do estado do Amazonas é mais um caminho para combater a violência sofrida pela pessoa idosa. “É preciso uma conscientização desde a infância e juventude, por isso a FUnATI optou por atuar nas escolas com ações educativas, parabenizo a todos os envolvidos nesta operação”, destacou.

A fundação marcou presença no Dia D da Operação Virtude, na tarde de quinta-feira (26/10), em ato público contra a violência à pessoa idosa. A proposta da Sejusc e da rede de proteção era chamar a atenção para as violências diárias sofridas por idosos.

Ação em Itacoatiara

Em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), a FUnATI realizou ação educativa voltada para pessoas idosas. Houve palestra sobre violência, tipos de violência e formas de denunciar. A ação ocorreu no dia 24/10, no auditório do Senac e contou com parceria da Prefeitura de Itacoatiara.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.