Peritos criminais do AM recebem capacitação para operar junto ao Sistema Nacional de Análise Balística

Foto: Divulgação

Peritos criminais especialistas em balística do Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), recebem capacitação para operar junto ao Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab). O curso é ministrado por peritos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A partir da capacitação, o Amazonas vai integrar todo o Brasil ao Banco Nacional de Perfis Balísticos. A partir desse mecanismo será possível subsidiar ações destinadas a apurações criminais federais, municipais, estaduais e distritais através do cadastramento de dados e registros balísticos de elementos como munição e estojos.

Todo o curso é ministrado por peritos da Senasp, dentre eles o administrador nacional do Sinab, Lehi Sudy, que destacou a expertise dos peritos amazonenses. Ele ressaltou, também, a importância da capacitação para a utilização de um só protocolo, que vai garantir uma maior integração entre os perfis balísticos.

“O crime não vê fronteiras, então muitos crimes cometidos aqui no Amazonas podem estar sendo cometidos com armas que são utilizados em outras unidades da Federação. E agora, através deste Sistema os peritos da balística vão poder rastrear a utilização dessas armas de fogo, tanto dentro da cidade de Manaus como interligando elas, se forem utilizadas em outros lugares, a crimes cometidos em outras unidades da Federação”, explicou.

Eficácia

O Amazonas, por meio do Departamento de Polícia Técnica-Científica (DPTC), já possuía integração com os demais estados da Federação e Distrito Federal por meio do Banco Nacional de Perfil Genético Forense e pelo Sistema Automatizados de Identificação Biométrica (ABIS) do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM).

A diretora do Instituto de Criminalística do Amazonas, a perita Najara Marinho, disse que, a partir desta sexta-feira (20/10), o setor de balística do Estado estará integrado ao Banco Nacional de Perfis Balísticos.

“Todos esses sistemas são de grande importância na elucidação de crimes no nosso Estado. E agora com a integração ao Banco Nacional de Perfis Balístico será possível verificar se uma mesma arma está produzindo crimes no Amazonas e em outros estados, ou até mesmo, em regiões diferentes do nosso estado, auxiliando na identificação das manchas de crimes no estado”, explicou Najara Marinho.

Para o perito Ladislau Brito, que trabalhou junto ao MJSP no projeto do Sinab, o ganho para a perícia balística do Amazonas é grandioso. “Como perito, eu fico muito satisfeito de ver o avanço na criminalística com a entrada do Amazonas no Banco Nacional. A partir de agora, com essa ferramenta, a gente tem uma possibilidade muito maior de conseguir identificar as armas utilizadas nos crimes”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *