Vídeo mostra carinho entre Ary e Yara no TCE-AM. Veja e entenda crise

Vídeo mostra carinho entre Ary e Yara

Vídeo mostra carinho entre Ary e Yara, no plenário. Ela o acusa de xingamentos

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) vive a pior crise de sua história. Concebido como órgão auxiliar do Poder Legislativo, a instituição se fortaleceu, ao longo dos anos. A ponto de seus sete conselheiros emitirem liminares, prerrogativa do Poder Judiciário. Hoje (06/10), no entanto, a conselheira Yara Lins foi à delegacia de polícia e denunciou o colega Ari Moutinho, acusando-o de ofendê-la com palavras de baixo calão. A crise está estabelecida.

Um vídeo, que está sendo publicado como “prova do momento da agressão”, mostra Yara e Ari em atitude carinhosa. Não há nenhum movimento brusco e os dois se despedem, aparentemente, de forma amistosa. Veja o vídeo, ao fim desta reportagem.

Conselheiros de tribunais de contas estão sob jurisdição do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Só podem ser investigados com autorização daquela corte. O delegado que recebeu a denúncia de Yara terá, a partir de agora, que pedir a autorização do STJ para proceder a apuração dos fatos.

 

Trajetória

Yara realizou uma difícil manobra política, ao mudar regras na Assembleia Legislativa – o órgão do qual o TCE-AM é auxiliar – e se eleger presidente por antecipação. Ela já havia mostrado aptidão para mexer as pedras do tabuleiro. Foi quando elegeu o filho, Fausto Jr., deputado estadual e deputado federal, numa eleição em que se imaginava dificuldades até para a reeleição dele.

Os conselheiros do TCE-AM quebraram a regra do rodízio entre os sete. Agora qualquer um pode se candidatar à presidência. Yara, promovida conselheira após anos como auditora de contas, se tornou presidente, pela primeira vez, de 2018 a 2019. Foi sucedida por Mario de Mello (2020-2021) e pelo presidente atual, Érico Desterro, cujo mandato encerra dia 31/12.

A conselheira já garantiu a volta ao comando da instituição, numa aliança com os conselheiros Josué Neto, Luiz Fabian, Júlio Pinheiro e Mário de Mello.

Com os cinco aliados, constituindo maioria folgada, Érico Desterro e Ari Moutinho estão isolados. A tendência é que Yara, Josué, Fabian, Júlio e Mário de Mello se revezem no comando do tribunal.

Veja, abaixo, o vídeo em que Ari e Yara trocam afagos:

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marcus Vinicius disse:

    Não vai dar em nada esta briguinha. Não demora estarão de papo furado.