10/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Parque das Tribos recebe ‘Ação Social Indígena: Inclusão e Cidadania’, nesta sexta e sábado

Publicado em 27 de setembro, 2023

Foto: Divulgação/FEI

A Fundação Estadual do Índio (FEI) promove, nesta sexta-feira (29) e no sábado (30/9), o evento “Ação Social Indígena: Inclusão e Cidadania”, em parceria com órgãos e institutos do eixo estadual, na Maloca dos Povos Indígenas, localizada na comunidade Parque das Tribos, Tarumã-Açu.

O evento terá ações sociais de atendimento ao público, palestras, rodas de conversa, orientações e serviços das 8h às 12h, e apresentação de desfiles de moda indígena às 16h. Já no sábado (30/9), segue o Momento Cultural com apresentação de danças culturais, venda de comidas típicas e regionais, exposição de artesanato indígena, além da continuidade dos desfiles de moda.

“A FEI está muito feliz em promover este evento, que visa promover a inclusão e a cidadania dos povos indígenas do Amazonas. É importante que os indígenas tenham acesso a serviços públicos de qualidade e que possam participar ativamente da sociedade brasileira”, disse o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão.

Palestras

Na ocasião, serão realizadas atividades da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc-AM), com palestras em alusão ao Setembro Amarelo, mês mundial de conscientização ao suicídio, com a psicóloga Izabela Lopes. Também haverá apresentação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com David Benarroz representando a entidade, sobre os dados do Censo Demográfico em 2022 referente à população indígena no Brasil e Amazonas. Seguindo com orientação sobre o Edital Paulo Gustavo, com Anne Paiva, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), e palestras sobre políticas públicas e território indígena, com Emilson Frota Munduruku.

Ações de atendimento ao público

O Instituto Joana Galante estará presente com ações de esmaltação, designer de sobrancelhas, corte de cabelos e embelezamento. Através da Sejusc-AM, também haverá uma Unidade Móvel de Atendimento à Mulher com serviços de orientação jurídica, serviço social e atendimento psicológico.

O Sine-AM, através da Secretaria Executiva de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp-AM), oferecerá cadastramento para vagas de emprego, orientação sobre seguro-desemprego, emissão de carteira para artesãos e informações sobre linha de crédito para empreendedores do artesanato. A Universidade Estadual do Amazonas (UEA) estará com ações do “UEA Cidadão” com “UEA Educa Onco” e “UEA Odonto para todos”.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.