David e Amom empatam e ninguém chega perto, revela pesquisa inédita

David e Amom empatam

David e Amom empatam na corrida pela Prefeitura

O prefeito David Almeida (Avante) lidera a corrida pela própria reeleição à Prefeitura de Manaus. O deputado federal Amom Mandel (Solidariedade) segue logo atrás. Os demais candidatos, como o ex-prefeito Arthur Virgílio, ficam longe da polarização dos dois. É essa a principal conclusão da pesquisa eleitoral do Instituto de Pesquisa do Norte Ltda. (Ipen), com quase 30 anos de mercado.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 18 de setembro, após a realização do #SouManaus 2023. Tem 95% de confiabilidade e margem de erro de 3,07%, para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.017 manauaras. O método, capitaneado pelo professor de Estatística e Pesquisa de Mercado João Alves, apresenta plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, intervalo de confiança e margem de erro.

 

Polarização

David (21,4%) e Amom (9,8%) polarizam a metade dos entrevistados que afirma ter decidido em quem votar. Há outra metade, 52,1%, que ficou no “não sabe/ não decidiu”. Mas isso é na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não recebe o cartão com os nomes dos pré-candidatos.

Quando o entrevistado recebe os nomes e o entrevistador pergunta se escolheria um, os indecisos caem para apenas 9,10% (brancos/nulos e não sabe/ não respondeu). Aí o prefeito tem 32,40% e o deputado federal 28,60%. Só lembrando que o eleitor votará depois de toda a campanha, com a maioria sabendo perfeitamente os nomes dos candidatos.

Coronel Menezes (6,70%), Arthur Virgílio (6,20%), branco/ nulo (5,80%), Capitão Alberto Neto (4,60%), Ricardo Nicolau (4,10%), José Ricardo (3,50%), não sabe/ não respondeu (3,30%), Roberto Cidade (3,10% e Carol Braz (1,70%) é a ordem dos demais candidatos apresentados.

A pesquisa também contemplou cenários com menos candidatos. David Almeida (34,80%) lidera por pequena margem sobre Amom Mandel (33,80%). Coronel Menezes (12,90%) e Arthur Virgílio (9,10%) foram os outros candidatos apresentados neste cenário.

CLIQUE AQUI PARA LER TODOS OS DETALHES DA PESQUISA.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *