Em Humaitá, evento científico aborda o ensino da literatura no contexto contemporâneo

Em Humaitá, evento científico aborda o ensino da literatura no contexto contemporâneo

Foto: Divulgação/Ufam

Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizará a “II Semana de Letras IEAA – Diálogos contemporâneos e feministas no ensino de literaturas e línguas”, em Humaitá (distante 590 quilômetros da capital), de 27 a 29 de setembro, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/Ufam).

Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital nº 005/2023, o seminário tem o objetivo de promover um debate amplo não apenas sobre a ideia da interdisciplinaridade no ensino de línguas e literaturas no contexto contemporâneo, mas também sobre as emergências de feminismos plurais.

Para a pesquisadora da Ufam, Elis Regina Fernandes Alves, coordenadora do evento e doutora em letras, a perspectiva dessa segunda edição é realizar um evento totalmente presencial, visando a retomada das atividades na Universidade.

“Espera-se que docentes das escolas locais participem ativamente, trazendo estudantes do Ensino Médio (há uma programação especial para eles, com minicursos voltados para o Enem), de maneira a aproximá-los da universidade, fazê-los perceber que a graduação numa universidade pública é possível e não está distante de sua realidade”, conta a pesquisadora sobre a programação do evento.

Ela completou, ainda, que a expectativa é a apresentação e compartilhamento dos trabalhos criados ao longo da pandemia pelos discentes participantes, a fim de realizar uma troca de saberes entre as diversas áreas do conhecimento.

O público-alvo da II Semana de Letras são discentes do Ensino Médio, do curso de Letras, de Pedagogia e do mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades, além de ex-alunos e docentes da rede pública de ensino. A estimativa de participação no evento é de 300 pessoas.

A programação conta com palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação de banners, trabalhos orais e um espaço cultural diário, com lançamento de livros, exposição de obras de autores humaitaenses, mostra de livros e atividades lúdicas para as crianças. Para saber mais sobre o evento, acesse o link: https://semanaletrasufam.wixsite.com/evento

Sobre o Programa

O Parev visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *