Níveis do rio Acre apontam provável grande seca no Amazonas, aponta pesquisador

Níveis do rio Acre apontam provável grande seca no Amazonas, aponta pesquisador

Análise sobre os níveis do rio Acre e seus principais afluentes indicam uma provável grande seca no Amazonas, segundo o pesquisador de recursos hídricos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Sérgio Bringel, especialista em Hidrologia.

Conforme o pesquisador, os resultados dão uma estimativa de pouca chuva na região do alto rio Acre e consequentemente pouco volume de água no rio Purus, o que afeta também o rio Amazonas. “Pode ser amenizado com uma maior quantidade de chuvas no rio Purus e alto Amazonas/Solimões. A bacia do rio Negro também faz parte da bacia do rio Amazonas e contribui para uma maior ou menor quantidade no volume de água”, comentou Bringel.

Para ele, a bacia ainda tem alteração de maior ou menor quantidade de chuvas na região do alto e médio rio Negro. Entre os dias 8 e 11 de setembro, todos os rios analisados tiveram redução: Aldeia dos Patos, Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri, Riozinho do Rola e Rio Branco. Apenas Xapuri C. Dolores, Capixaba e Espalha não tiveram medição. A fonte é a Agência Nacional de Águas (ANA).

Tags: vazante
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *