Festival de Parintins reproduzido por escola de Belo Horizonte terá até réplica do troféu do boi campeão

Foto: Divulgação

O Instituto Itapoã, uma escola de ensino médio de Belo Horizonte, Minas Gerais, vai reproduzir pelo segundo ano consecutivo o Festival Folclórico de Parintins, com apresentações dos bois Garantido e Caprichoso encenadas pelos alunos.

Em 2003, o espetáculo da escola quer presentear o campeão com uma réplica do troféu produzido pelo artista Lucijones Cursino, da CriArt’s, que já foi contactado para desenvolver o projeto.

“Valorizamos sua reputação pela qualidade e originalidade de suas peças e desejamos um troféu que não só contemple todo o envolvimento dos alunos, mas também capture sua essência cultural”, diz o documento enviado ao artista pelos dirigentes da escola.

“Vamos fazer troféus em menor tamanho, mas praticamente será o mesmo modelo. Estou muito feliz em ter meu trabalho reconhecido, não só no Amazonas, como em outros estados”, diz Lucijones que já está de malas prontas para viajar ao Rio de Janeiro, onde trabalhará na escola de samba Salgueiro.

O Festival Folclórico de Parintins do Instituto Itapoã tem apreço pelas origens folclóricas do Brasil e promove a valorização das raízes.

De acordo com Lucijones, a escola tem o objetivo de levar ao conhecimento do máximo de pessoas a grandeza, a arte e a beleza do Festival Folclórico de Parintins.

O evento será no mês de novembro, em uma única noite, com a duração de 1h30 para cada boi (Caprichoso e Garantido) na arena. Lá eles apresentam um espetáculo para suas galeras, reverenciando o boi, a cunhã-poranga, a porta-estandarte, a rainha do folclore, a sinhazinha, o pajé, os tuxauas, o apresentador e as tribos.

Na ocasião, o instituto arrecada como ingresso dois litros de leite por pessoa para doação às famílias do norte de Minas, por meio da ONG Ser Tão de Minas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *