Vinda da China, Brasil recebe frota de quase 2.800 veículos elétricos

Vinda da China, Brasil recebe frota de quase 2.800 veículos elétricos, como os da montadora BYD

Uma frota de 2.796 veículos elétricos chineses vai chegar ao Brasil nesta terça-feira (29).

Os SUVs de alta classe das montadoras GWM e BYD vão aportar na cidade de Vila Velha (ES), no terminal de cargas (TVV), após uma viagem da China iniciada no dia 18 de julho.

O carregamento está sendo trazido na viagem inaugural do navio Green Kemi. A embarcação faz parte de uma nova geração de navios de uma “frota verde”, que visa baixas emissões.

Tais embarcações são destinadas a atender exclusivamente à linha marítima de transporte de cargas entre a China e o Brasil, sem a necessidade de parada.

Segundo Carlos Eiras, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, cerca de 8.000 veículos chegaram ao Brasil por meio da mesma rota no primeiro semestre de 2023.

Até dezembro, a expectativa é de que as entregas totalizem 15 mil carros elétricos — a maioria deles da GWM e BYD. Entre os principais destinos estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.

As cinco capitais formam os maiores mercados consumidores da América Latina, segundo Eiras.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, a atuação que essas empresas já desempenham no mercado automotivo brasileiro é “formidável”.

“Esses carros chegam da China pelo TVV e são levados para São Paulo, em sua maioria, pois é lá que fica a sede da Comexport, companhia de forte presença no mercado de veículos importados e que, somente em 2022, faturou quase R$ 4 bilhões em vendas no país”, avalia Colodetti.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *