15/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Orquestra Amazonas Filarmônica faz apresentação especial na escola estadual Ruy Araújo

Publicado em 16 de agosto, 2023

Orquestra Amazonas Filarmônica faz apresentação especial na escola estadual Ruy Araújo

A Orquestra Amazonas Filarmônica visitou, na tarde desta terça-feira (16/08), a Escola Estadual (EE) Ruy Araújo, localizada no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, onde realizou uma apresentação especial para os alunos.

Com o objetivo de aproximar os estudantes da música clássica, a apresentação foi voltada a estudantes do 5º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, e aconteceu no ginásio da escola.

Para a gestora da unidade de ensino, Ticiana Costa, a iniciativa foi enriquecedora, pois, de acordo com ela, muitos estudantes nunca tinham assistido a uma apresentação de música clássica e a visita da orquestra colaborou para o enriquecimento cultural das crianças e jovens.

“Nós sabemos que muitos dos nossos alunos, que estão hoje assistindo o show da orquestra, nunca tiveram a oportunidade de pisar no Teatro Amazonas, de saber até o que é uma orquestra. Então, é um ganho cultural maravilhoso para eles e a gente fica bastante feliz em receber a orquestra em nossa escola”, contou a gestora.

Do teatro para a escola

A Orquestra Amazonas Filarmônica foi criada em setembro de 1997. Atualmente, se apresenta de segunda a sábado no Teatro Amazonas e é considerada uma das mais atuantes orquestras brasileiras.

A filarmônica tem a tradição de visitar escolas e se apresentar para os estudantes. Primeiramente, é feito o contato com a gestão  escolar, verificado o espaço; e, então, os músicos se organizam para ir até a unidade de ensino.

O maestro assistente, Otávio Simões, explicou que a orquestra chega às escolas com o intuito de fazer os alunos se conectarem ao que está sendo apresentado diante deles e com os músicos também.

“Uma das brincadeiras que a gente faz é colocar uma criança ou adolescente para reger a orquestra. A gente escolhe alguém e traz para o pódio. Então, eu dou a batuta na mão do aluno e ele tem a sensação de como é reger uma orquestra. A orquestra é deles, é do Amazonas e pertence a todos nós”, explicou o maestro.

Uma das estudantes presentes no ginásio durante a apresentação foi a aluna Laís Moreira, de 14 anos. A estudante, do 9º ano do Ensino Fundamental, falou sobre a experiência de ter a orquestra na escola.

“Essa é a primeira vez que eu estou vendo a Filarmônica e estou gostando muito da apresentação. Eu acho muito importante para nossa escola ter uma orquestra aqui. É uma experiência para os alunos, porque tem gente que está conhecendo agora. Eu tenho muitos amigos, também músicos, que estão se sentindo muito representados por causa deles. Isso é muito importante para eles e para mim que toco também”, contou Laís.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.