26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Cerca de 50% da carga de energia elétrica já foi normalizada no AM, informa concessionária

Publicado em 15 de agosto, 2023

Cerca de 50% da carga de energia elétrica já foi normalizada no AM, informa concessionária

Foto: Divulgação/MPAM

A Amazonas Energia informou que normalizou cerca de 50% da sua carga para o período do dia através de geração interna e da Usina Hidroelétrica de Balbina. Nesta terça-feira (15), um apagão atingiu diversas cidades brasileiras, inclusive Manaus e outros cinco municípios do Amazonas.

O linhão de Tucuruí continua inoperante pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). As cidades de Parintins e Itacoatiara conectadas ao SIN estão sem energia. As cidades de Manacapuru, Iranduba e Presidente Figueiredo estão com as cargas prioritárias dos hospitais normalizadas.

O Ministério de Minas e Energia (MME) determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente.

Às 12h37, foi autorizado pelo ONS a tomada de carga via Sistema Interligado Nacional (SIN). A cidade de Itacoatiara teve seu fornecimento completamente restabelecido.

Matéria atualizada às 12h56

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.