20/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Tribunal de Contas tem novo sistema automatizado para emissão de Certidão Negativa

Publicado em 11 de agosto, 2023

Tribunal de Contas tem novo sistema automatizado para emissão de Certidão Negativa

Dando continuidade ao processo de modernização dos serviços, o Tribunal de Contas do Amazonas, via Secretarias de Tecnologia da Informação (Setin) e Controle Externo (Secex), implementou um novo sistema de emissão automatizada de Certidões Negativas de Processos no TCE-AM para pessoas físicas.

As emissões já podem ser realizadas por meio do Domicílio Eletrônico de Contas (DEC). Os usuários que nunca acessaram a plataforma podem realizar o login com o acesso do portal gov.br. É necessário que tenha nível “Prata” de segurança no Governo Federal.

“Com a implementação de mais esse serviço virtual e automatizado, buscamos dar agilidade e simplicidade ao acesso de informações que são essenciais para o cidadão. Muitos precisam comprovar regularidade perante ao TCE-AM para concursos públicos, por exemplo”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

A introdução desse sistema de emissão automatizado de certidões oferece uma alternativa importante para dar celeridade em uma série de situações que certidões negativas são necessárias. A população poderá utilizá-las em concursos públicos, processos seletivos, candidaturas a cargos e outras circunstâncias que exijam comprovação de que o cidadão não tem processos tramitando na Corte de Contas.

O sistema automatizado é válido para emissão de certidões de pessoas físicas. Caso o requerente necessite emitir certidão de regularidade fiscal para obtenção de emendas parlamentares, transferências voluntárias, e outros, ainda será necessário realizar requerimento via protocolo ao Tribunal.

Facilidade de Acesso

A certidão Negativa de Processos no TCE-AM e Negativa de Irregularidade de Contas está disponível para a população em geral, ou seja, pessoas físicas que não sejam partes envolvidas em processos do TCE-AM. Para a emissão, o cidadão deverá se credenciar no DEC, no link https://dec.tce.am.gov.br/, utilizando o perfil pessoal. Dentro da plataforma, basta acessar a opção “Certidão” e seguir as instruções para obter a certidão desejada. O serviço está disponível 24 horas por dia.

Para gestores de órgãos públicos e pessoas jurídicas, a certidão será emitida de maneira convencional, por meio do protocolo da Corte de Contas. A Secretaria de Controle Externo realizará uma análise específica para a emissão da certidão nesses casos, garantindo que o processo seja completo e minucioso.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.