Fraudes no consignado bloqueiam 173 correspondentes bancários

Fraudes no consignado bloqueiam 173 correspondentes bancários

Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, 173 agentes de crédito foram bloqueados entre abril e julho por causa de fraudes. Em maio de 2023 foram aplicadas dez novas medidas administrativas a correspondentes bancários – sete advertências e três suspensões temporárias.

Com isso, segundo a entidade, subiu para 1.210 o volume total de medidas administrativas a empresas financeiras aplicadas pela Autorregulação do Consignado, que está em vigência desde janeiro de 2020. Hoje 45 instituições financeiras seguem a autorregulação.

A ideia é combater o assédio comercial destas instituições, punir compartilhamento de dados não concedido e dar mais transparência à concessão deste segmento de crédito. As regras se aplicam a empréstimos consignados, ao cartão consignado e ao cartão benefício.

Ainda de acordo com a Febraban, entre 2 de janeiro de 2020 e 07 de julho de 2023 foram feitas 3.914.336 solicitações de bloqueios de telefone na plataforma Não me Perturbe por causa do recebimento de ligações de ofertas indesejadas sobre crédito consignado.

As infrações podem gerar às instituições multas que variam de R$ 45 mil a R$ 1 milhão.

Levantamento

A pesquisa de ações irregulares das instituições financeiras é feita em várias frentes: levantamento da quantidade de reclamações registradas em canais internos dos bancos ou recebidas pelos Procons, pelo Banco Central ou ainda na plataforma Consumidor.Gov.Br.

Também são avaliados as ações judiciais e os indicadores de uma consultoria independente, que leva em conta questões de governança.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *