29/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Podcast sobre Amazônia é lançado para pessoas com deficiência visual

Publicado em 13 de julho, 2023

Podcast sobre Amazônia é lançado para pessoas com deficiência visual

Episódios podem ser acessados no Youtube. Foto: Frrepik

As pessoas com deficiência visual podem contar agora com um podcast sobre florestas e meio ambiente, o PodFlor, projeto inclusivo, criado por professores e alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que usa inteligência artificial para ler os textos produzidos.

O PodFlor é um projeto vinculado ao Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE), da Pró-Reitoria de Extensão da Ufam, e que teve a Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (Advam) como instituição parceira. Os conteúdos foram elaborados pelos discentes do curso de Engenharia Florestal e abordam vários aspectos do meio ambiente e da floresta amazônica, como as sementes voadoras, a regeneração natural em áreas de erosão e as palmeiras da Amazônia.

O projeto é coordenado pelo professor Francisco Tarcísio, do Departamento de Ciências Florestais, e conta com a participação de 12 alunos do curso. A perspectiva é que o projeto possa ser renovado e novas temporadas agreguem mais conteúdo ao podcast. O objetivo é que o PodFlor se torne um grande repositório sobre florestas e meio ambiente direcionado para o público PcD visual.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), publicada em 2019, 3,4% da população brasileira com 2 anos de idade ou mais declararam ter muita dificuldade ou não conseguir de modo algum enxergar, o equivalente a 6,978 milhões de brasileiros com deficiência visual. Diante desse cenário, iniciativas que possam levar conhecimento científico a esta parcela de cidadãos são sempre bem vindas.

A inovação neste projeto reside no uso da inteligência artificial capaz de ler os textos e simular uma narração humana. Segundo o coordenador, o resultado ficou ótimo e qualquer pessoa interessada na temática ambiental, professores e alunos, podem fazer uso do podcast. O endereço para acessar é youtube.com/@projetopodflor.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.