João Lúcio faz palestras educativas para o bem-estar dos olhos

João Lúcio faz palestras educativas para o bem-estar dos olhos

O Hospital Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta segunda-feira (10/07), em alusão ao Dia da Saúde Ocular, uma palestra educativa para saúde dos olhos. A iniciativa busca conscientizar as pessoas a reforçarem as medidas de prevenção e redução de doenças oculares.

O Dia da Saúde Ocular tem a intenção em alertar a população e os profissionais de saúde para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão. A diretora da unidade, Juliana Xavier, diz que a atividade permite qualidade dos funcionários nos processos de desenvolvimento.

“O evento tem como finalidade permitir aos colaboradores e usuários a vivenciarem com qualidade os processos de desenvolvimento dos mesmos, a palestra visa colaborar na identificação de possíveis problemas relacionados à saúde, inclusive a ocular, na promoção à saúde e no desenvolvimento de processos de autocuidado”, destaca a diretora.

A palestra aconteceu no auditório da unidade e foi coordenada pelo especialista em oftalmologia, Dr. André Scariot, que teve como objetivo de uma forma didática e popular, alertar o público presente da área da saúde, uma das principais doenças que acometem a saúde visual e o que deve ser feito até chegar ao especialista.

Foram discutidos assuntos como a estrutura dos olhos, bem como as doenças e alterações mais comuns na comunidade, e como devem ser abordadas antes do atendimento pelo especialista. O Dr. André destaca o tamanho da importância desse tipo de atividade realizada na unidade.

“A principal importância é relembrar alguns tópicos da oftalmologia para os profissionais de saúde aqui presentes, para que eles possam compartilhar essas informações com seus colegas e a comunidade. Dessa forma, mais pessoas terão conhecimentos básicos sobre saúde ocular”, comentou.

No geral, para uma boa saúde ocular, consulte regularmente um oftalmologista, use óculos de sol com proteção em ambientes necessários, mantenha a higiene ocular, tenha uma alimentação saudável, limite o uso de dispositivos eletrônicos, proteja seus olhos em ambientes perigosos e evite o tabagismo.

História da data

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,2 bilhões, no planeta, têm deficiência visual. Dessas, pelo menos 1 bilhões têm algum tipo de deficiência que poderia ter sido evitada. Pensando nisso, foi criado o Dia da Saúde Ocular, celebrado anualmente no dia 10 de julho.

A data é crucial para lembrar a importância de cuidar dos olhos e adotar medidas preventivas. Pequenos hábitos diários, como realizar exames regulares, proteger os olhos da luz solar e adotar uma alimentação equilibrada, podem ter um impacto significativo na manutenção da visão. Ao adotar essas práticas, estaremos investindo em um futuro com olhos saudáveis e uma qualidade de vida melhor.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *