10/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Estado entrega novos leitos no Hospital Pronto Socorro da Criança

Publicado em 27 de maio, 2023

Estado entrega novos leitos no Hospital Pronto Socorro da Criança

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), entregou neste sábado (27/05), novos leitos no Hospital e Pronto Socorro da Criança (HSPC), zona sul. Com a ampliação a unidade passará a contar com mais 42 leitos para melhor atender as crianças usuárias da unidade no enfrentamento das síndromes gripais.

O secretário da SES-AM, Dr. Anoar Samad, reforça que essa é mais uma iniciativa do governo do estado do Amazonas, que visa garantir o seu compromisso com a população na saúde.

“Nós sabemos do surto de gripe que está havendo no Brasil e aqui não é diferente, com isso, estamos agindo com precaução ampliando mais 42 leitos nesta unidade. Nosso desejo é que a gente não precise usar todos esses leitos, mas é nosso dever pensar no melhor para a população amazonense”, pontuou.

A ampliação dos novos leitos se deu após uma vistoria da Comissão de Avaliação, Acompanhamento e Supervisão dos Atos Finalísticos prestados nas Unidades de Saúde da capital, no último sábado 20/05. O objetivo da comissão é acompanhar e monitorar os atendimentos prestados nas unidades de saúde da capital, para identificar problemas e adotar um plano de contingência para o enfrentamento do período sazonal de doenças respiratórias.

O HSPC da zona sul antes contava com um total de 111 leitos, sendo divididos em 15 leitos de UTI, 78 de enfermaria e 18 leitos de observação, com a ampliação o número sobe para 161 leitos no total.

A ampliação já estava prevista pelo estado, para atender o público infantil com sintomas gripais. Todos os equipamentos são da rede estadual, e estão sendo realocados na unidade.

Devido ao período sazonal do inverno amazônico é comum síndromes respiratórias, por isso a importância da população se imunizar contra a Influenza, que já está disponível em todos os municípios do Amazonas para todos os públicos a partir de seis meses.

A diretora do HPSC Zona Sul, Roseane Lobo, ressalta que a ampliação dos leitos irá contribuir ainda mais no enfrentamento desse período sazonal.

“Hoje a nossa unidade atende crianças de 0 a 17 anos e com essa ampliação, nós esperamos oferecer a melhor assistência possível a essas crianças e mães que nos procuram com os sintomas gripais agudo”, destacou.

Entregas 

Já foram entregues para a rede pediátrica de saúde estadual de 90 novos leitos – sendo 69 clínicos e 21 de UTI – para atender o público infantil que buscando atendimento para tratar as síndromes respiratórias.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.