’Plantão Tira Dúvidas’ auxilia gratuitamente contribuintes de Manaus na declaração do IR

’Plantão Tira Dúvidas’ auxilia gratuitamente contribuintes de Manaus na declaração do IR

Prazo para declaração termina em 31 de maio

Faltando três semanas para o prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 (IR), a Universidade Nilton Lins intensifica o ‘Plantão Tira-Dúvidas do IR’ para orientar, esclarecer e auxiliar os contribuintes de Manaus no correto preenchimento da documentação para pessoas físicas.

Os atendimentos são gratuitos e realizados por professores e alunos treinados dos cursos de Economia, Ciências Contábeis e Administração da instituição, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, na sala 116 do prédio principal da universidade no bairro Parque das Laranjeiras, em Manaus, até o dia 31 de maio.

De acordo com a coordenadora do curso de Contabilidade da Nilton Lins, Renata da Costa Sales, a Universidade já realiza o projeto para a comunidade há mais de 15 anos e as principais dúvidas e questionamentos dos contribuintes são referentes a documentação obrigatória exigida e também sobre a declaração de dependentes.

Ainda segundo a professora, os contribuintes podem fazer a declaração pelo formato on-line, em aparelhos celulares e tablets. Porém, aqueles que optarem pela declaração nestes modelos devem estar atentos, pois a ferramenta é aconselhável para declarações mais simplificadas, e o uso da versão “programa para computador”, para declarações mais detalhadas.

“No Plantão Tira-Dúvidas também dispomos de estrutura para mostrar aos contribuintes, o layout do sistema assim como as funções e informações importantes no momento de preencher a documentação”, acrescentou Renata Sales.

Este ano, o prazo final o Imposto de Renda para envio das declarações é até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 31 de maio. Quem perder o prazo está sujeito a uma série de sanções, desde a restrição do CPF, multas, restrições de crédito, dificuldades para obter certidões negativas de débito e até mesmo processos criminais em casos de fraude ou sonegação fiscal.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *