Lula perde ação contra Luciano Hang, que o chamou de ‘cachaceiro’ em faixas de aviões

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu uma ação movida contra o empresário Luciano Hang, que teria feito supostas críticas a ele, em 2019. O processo apura o que seria um financiamento a voos de um avião, em Santa Catarina, que carregava faixas com mensagens chamando Lula de “cachaceiro”, além de citar a prisão dele na carceragem da Polícia Federal à época.

Lula, que saiu da prisão em novembro de 2019, entrou na Justiça alegando que o proprietário da rede de lojas Havan postou no Twitter que pagaria aviões para sobrevoarem o litoral catarinense com mensagens “patrióticas”.

Naquele mesmo ano, Luciano Hang postou um vídeo nas redes sociais comemorando o primeiro ano de detenção de Lula.

O presidente pediu indenização por danos morais alegando que as mensagens continham conteúdo ofensivo a ele. Hang, por sua vez, justificou que a postagem era respaldada pela liberdade de expressão.

Na decisão judicial do dia 30 de março, que foi publicada nesta semana, o juiz Rafael Espindola Berndt, da 2ª Vara Cível da Comarga de Navegantes (SC), disse que Lula é uma pessoa pública e está sujeita a crítica, e que cabe à opinião pública julgar as frases supostamente veiculadas com financiamento de Hang.

Lula ainda pode recorrer da decisão.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *