
Fazendeiro foi multado em R$17 mil
O influencer amazonense Agenor Tupinambá, multado pelo Ibama por registrar sua amizade com a capivara Filó nas redes sociais, discursou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (25). No plenário, ele defendeu a permanência de Filó em seu habitat atual, que fica na propriedade do fazendeiro em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).
A Cessão de Tempo na Aleam foi proposta pela deputada estadual Joana Darc, que abraçou a causa de Agenor. Ela tem prestado apoio jurídico ao influencer, que foi multado em R$17 mil pelo Ibama por “maus-tratos, abuso e exploração da imagem de animais silvestres”. O fazendeiro trabalha para a permanência de Filó e também para reverter a multa.
Acompanhado da mãe, Ana Cláudia Bruce, Agenor conteve o choro em vários momentos.
“Quando decidi mostrar a cultura amazonense para o mundo, não esperava sofrer com isso. Não falo somente por mim, falo pela cultura do interior, pois vivemos em contato direto com os animais, dividimos o mesmo espaço. Hoje estou impedido de fazer isso, de mostrar a minha realidade, dessa convivência. Nunca monetizei nenhum vídeo, nunca ganhei dinheiro com as imagens dos animais”, disse.
A mãe de Agenor pediu respeito e compreensão à sua família, que vem sofrendo ataques nas redes sociais.
“A história do meu filho não é fácil, pois além de envolver o assunto delicado da tentativa de retirar a Filó da gente, ele foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista, e não conseguimos custear com todos os exames. Criei meu filho muito simples, e o Agenor, desde pequeno, ama os animais, pois ensinei ele a viver a nossa cultura, a viver com o meio ambiente”, afirmou Ana Claudia.
Agenor estava programado para falar na Aleam no dia 20 de abril, mas um bate-boca entre Joana Darc e o deputado Wilker Barreto impediu a fala. Wilker criticou a atenção que o caso da capivara Filó recebeu do público, enquanto problemas de saúde pública não teriam o mesmo alcance. Darc, que é defensora da causa animal, se sentiu ofendida e rebateu o colega, o que iniciou uma troca de insultos entre os parlamentares.
Críticas
Além do caso da capivara Filó, Agenor Tupinambá enfrenta críticas após um vídeo dele participando de um rodeio em Autazes ressurgir na web. O vídeo foi resgatado pela ativista Luisa Mell. Nele, Agenor está em uma arena onde soltam um porco para ser perseguido por crianças. O influencer pediu desculpas por não ter agido de forma diferente durante o ocorrido.
“Infelizmente, é uma situação tradicional em rodeios e que fazem parte da realidade onde cresci. Hoje a minha visão é outra. […] Um dia já fui uma pessoa que não via problema algum em rodeios e hoje não sou mais essa pessoa”, afirmou.