
Manasses Cruz, medalha de ouro no lançamento de disco e ouro no arremesso de peso. Foto: Divulgação/Joniferson Vieira/Divulgação
A delegação paratleta de alunos da rede estadual de ensino do Amazonas segue conquistando medalhas no Campeonato Brasileiro sub-17 e sub-20 de Atletismo, em São Paulo. No segundo dia de provas, o Amazonas faturou mais 8 medalhas e, agora, soma 20 no total, em 5 modalidades.
Com 12 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, a delegação amazonense segue firme para o último dia de competições, neste sábado (22/04). Um dos integrantes da delegação, o coordenador de Educação Física da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Joniferson Vieira, fez um balanço da competição até o momento.

Anne Maryanne, ouro no arremesso de peso e ouro no lançamento do disco. Foto: Divulgação/Joniferson Vieira/Divulgação
“Este campeonato está sendo disputado em altíssimo nível e nossos atletas estão se destacando. Isso mostra o trabalho e o empenho dos nossos atletas da rede pública do Amazonas. Queremos mais e vamos conseguir”, enalteceu o coordenador.
A competição é classificatória para os Jogos Parapan-Americanos de jovens, competição que, em grau de hierarquia e importância, fica atrás apenas das Paralimpíadas.

Raul de Souza conquistou ouro no arremesso de peso e ouro no lançamento de disco. Foto: Divulgação/Joniferson Vieira/Divulgação
O professor de Educação Física Joaquim Filho, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, também conquistou duas medalhas como atleta-guia dos estudantes paratletas. Junto do aluno Marcos Fabiano, 16, que é deficiente visual, conquistaram a prata nos 400 metros rasos e o ouro nos 800 metros rasos.
“O sentimento é de alegria. Eu, com quase 64 anos, ainda poder ajudar esses jovens. Nossa seleção amazonense está sendo construída há quase 3 anos, estamos colhendo os frutos do trabalho de todos”, contou o professor.

Marcos Fabiano (ouro nos 800 metros rasos e prata nos 400 metros rasos) e o professor Joaquim Manoel (atleta-guia). Foto: Divulgação/Joniferson Vieira/Divulgação
O evento, realizado no CT Paralímpico, foi organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A expectativa para o último dia de disputas é de que os 11 paratletas da delegação amazonense possam conquistar entre 8 a 10 novas medalhas.
Alex Andrey (Mini Bolt): Bronze nos 100 metros Rasos e Bronze no Salto em Distância (2 medalhas)
Manasses Cruz: Ouro no Lançamento de Disco e Ouro no Arremesso de Peso (2 medalhas)
Geovana Campos: Ouro nos 100 metros (1 medalha)
João Lucas: Prata no Arremesso de Peso (1 medalha)
Kauã Barbosa: Prata nos 100 metros Rasos e Ouro nos 800 metros Rasos (2 medalhas)
Raul de Souza: Ouro no Arremesso de Peso e Ouro no Lançamento de Disco (2 medalhas)
Anne Maryanne: Ouro no Arremesso de Peso e Ouro no Lançamento do Disco (2 medalhas)
Kevin Kildery: Ouro no Arremesso de Peso e Ouro no Lançamento do Disco (2 medalhas)
Samuel Miranda: Prata no Arremesso de Peso e Bronze no Lançamento do Disco (2 medalhas)
Marcos Fabiano: Ouro nos 800 metros rasos e Prata nos 400 metros Rasos (2 medalhas)
Professor Joaquim Manoel (atleta-guia): Ouro nos 800 metros raso e Prata nos 400 metros rasos (2 medalhas)
Veja mais notícias em Esporte