3º Festival de Circo do Amazonas encerra com espetáculo interativo no Teatro Amazonas

3º Festival de Circo do Amazonas encerra com espetáculo interativo no Teatro Amazonas

Festival durou nove dias com espetáculos em vários pontos de Manaus. Foto: Marcio James

Mais de 30 apresentações e 250 artistas circenses contemplados em nove dias do 3º Festival de Circo do Amazonas. O encerramento da temporada “teve espetáculo, sim senhor”, desta vez, no Teatro Amazonas, que abriu as portas na manhã deste domingo (02) levando para o palco, números de malabarismo, magia e, o espetáculo 100% interativo, “O Sarau do Feupuuudo”, de Marcos Efraim.

O festival, que chegou na sua terceira edição, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Fundo de Promoção Social. Para o secretário da pasta, Marcos Apolo Muniz, que atuou na arte circense por mais de 15 anos, o festival une teatro, música e a resistência da arte milenar.

“A gente chega ao encerramento do Festival do Circo com o coração transbordando de alegria, com mais de 30 apresentações com o público expressivo em todas as atividades, 250 artistas envolvidos e interagindo com os internacionais do Circo Kroner, trabalhando com crianças da escola pública, tudo isso para que a gente possa não só levar alegria a essas famílias, gerar emprego e renda, como também, valorizar a cultura, a arte do circo”, comemora Apolo, garantindo a continuidade do festival. “A gente já fica ansioso, o que nos aguarda no próximo ano, na quarta edição do festival”, antecipa o secretário.

O Festival do Circo durou nove dias e levou apresentações também aos espaços culturais, como Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, zona oeste, escolas públicas, hospitais infantis, instituições, comunidades, além do município de Manaquiri e Itacoatiara. A edição contou também com a oferta de cursos gratuitos de arte circense no Centro Cultural Barravento, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul.

Programa de domingo

Na expectativa da entrada ao teatro, Luzimeire Moreno e o filho de seis anos, Saulo Moreno, são frequentadores assíduos dos espetáculos no Teatro Amazonas. “Essa iniciativa eu acho fantástica, desde que meu pequeno nasceu, a gente vem aqui (teatro), gostamos de estar aqui e é sempre bom para trazer a comunidade, para prestigiar esse evento é muito legal”, recomenda.

Com a experiência de quem conhece a programação da Casa, Saulo também disse gostar muito das apresentações. “Eu acho super legal, é tipo uma apresentação que abre as portas ao circo. Toda vez que venho é um tema diferente. Eu adoro esses temas, são muito legais”, ressaltou.

Uma manhã de domingo diferente para a família da professora Priscila Jovino, que aproveitou o espetáculo no Teatro Amazonas para prestigiar o evento de fácil acesso. “O momento que estamos reunindo a família para prestigiar os eventos da cidade, prestigiar os nossos artistas, então, o circo está sendo mais acessível para todo mundo”, comemora.

O espetáculo

A companhia de teatro, “Os Saltimbancos” participou do encerramento da temporada. Willian Robattini, responsável pelo grupo, integra a classe de artistas circenses há mais de 15 anos e, para ele, o festival vai além de permitir o acesso do público ao circo. “É o valor para esses artistas locais que se dão ao máximo para estarem em cena. Acredito que isso é a valorização da nossa cultura, principalmente a circense que estamos sempre mesclando com teatro, música, passando por todas a áreas”, disse o artista.

Marcos Efraim, personagem do Palhaço Feupuuudo, protagonizou uma hora de espetáculo. Interativo do início ao fim, a atração marcou o encerramento do festival. “A gente precisa dar continuidade, porque é um festival importante, chegou a muitos lugares, muita gente não tem acesso ao circo, ao próprio teatro, então, essa iniciativa da secretaria precisa continuar, a gente precisa de mais arte chegando às comunidades”, disse Efraim, que nasceu no estado do Pará, mas desde 2005 vive no Amazonas, trabalhando na multiplicação da arte do circo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *