30/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Seduc abre inscrições para Provão Eletrônico em Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo

Publicado em 20 de março, 2023

Seduc abre inscrições para Provão Eletrônico em Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto abre, nesta segunda-feira (20/03), as inscrições para o Provão Eletrônico nos municípios de Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo (respectivamente distantes 57 e 117 quilômetros de Manaus). Os interessados devem se matricular de forma on-line, pelo link http://examesupletivo.seduc.am.gov.br/, ou presencialmente nos respectivos municípios, até o dia 24 de março. As avaliações serão realizadas entre os dias 27 e 31 de março.

Para realizar as inscrições de maneira presencial, os estudantes devem se dirigir às Coordenadorias Regionais de Educação, no município. A última aplicação do Provão Eletrônico em Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo contou com a participação de mais de 550 estudantes.

Os municípios integram o cronograma desenvolvido pela Gerência do Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), da Secretaria de Educação. A expectativa é que o Provão seja realizado em 15 cidades do interior até o final do primeiro semestre deste ano, com 6 mil vagas disponibilizadas.

Locais de prova

As provas serão realizadas na Escola Estadual Rio Preto da Eva, em Rio Preto da Eva, e na Escola Estadual Maria Calderaro, em Presidente Figueiredo. Para a gerente do Gaeed, Kátia Menezes, a realização do Provão é uma oportunidade única para aqueles que não puderam concluir o processo de escolarização na idade certa.

“O Provão representa o encerramento de um ciclo e, com ele, a abertura de um novo leque de possibilidades. O diploma pode representar uma nova colocação no mercado de trabalho, por exemplo. O nosso objetivo é proporcionar a melhoria na condição de vida dos participantes.”

Documentação

Na data da realização da prova, o candidato deverá se dirigir ao local escolhido, munido do comprovante de agendamento e do RG e CPF originais. Os candidatos precisam ter, no mínimo, 15 anos para fazer o Provão Eletrônico para o Ensino Fundamental, e 18 anos para o Ensino Médio.

Sobre a prova

Com quantidades distintas de disciplinas, as provas do Ensino Fundamental e Médio contam com oito e 12 componentes curriculares, respectivamente. Cada componente tem 20 questões, e o aluno, no processo de agendamento, pode solicitar a realização de até quatro disciplinas por turno.

As disciplinas que constam no edital do Provão do Ensino Fundamental são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Inglês e Arte. E, nas provas do Ensino Médio, a grade permanece, porém, com a exclusão de Ciências, e a inclusão de Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia.

Para ser aprovado, é necessário acertar o mínimo de 60% das questões, ou seja, ter uma nota igual ou superior a 6,0. Todo o conteúdo programático está disponível no mesmo site da inscrição, examesupletivo.seduc.am.gov.br.

Em caso de aprovação em todos os componentes curriculares, o candidato deve solicitar o certificado por meio do e-mail [email protected], ou na coordenadoria regional de educação do seu município.

Desde a implantação do Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), em 2008, a Secretaria de Educação e Desporto já atendeu mais 344 mil candidatos, entre estudantes da capital e interior.

No mês de abril, os municípios de Parintins e Tefé serão os próximos a realizarem mais uma aplicação do Provão Eletrônico. Em 2022, mais de 12 mil alunos do interior do estado realizaram a avaliação.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.