27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Caprichoso brilha na Marquês de Sapucaí, em desfile da Beija-Flor de Nilópolis

Publicado em 22 de fevereiro, 2023

Caprichoso brilha na Marquês de Sapucaí, em desfile da Beija-Flor de Nilópolis

O Boi-Bumbá Caprichoso foi um dos destaques da Beija-Flor de Nilópolis na madrugada desta terça-feira (21/02), último dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.

Com o enredo “Brava Gente! O grito dos excluídos no Bicentenário da Independência”, o boi campeão do maior Festival Folclórico de Parintins de todos os tempos esteve na avenida do samba com o tripa, Alexandre Azevedo; a rainha do folclore, Cleise Simas; a porta-estandarte, Marcela Marialva; e o pajé, Erick Beltrão, que abrilhantaram o desfile da soberana.

O bumbá arrancou aplausos do torcedor da deusa da passarela ao representar os brasis possíveis e a manutenção da esperança do povo como ícone das principais manifestais culturais do país. O enredo destacou questões que também são abordadas na luta do boi Caprichoso, como desigualdade social, democracia, defesa dos povos indígenas e a luta da mulher.

O presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, que está no Rio de Janeiro e acompanhou a apresentação, agradeceu a diretoria e a comissão de Carnaval da Beija-Flor pelo lugar de destaque dado ao boi da estrela.

“A nação azul e branca está muito orgulhosa, o Caprichoso foi um dos assuntos mais comentados em redes sociais como o Twitter, e isso é motivo de muito orgulho. Estamos muito felizes de estar sempre divulgando o boi Caprichoso, e unidos a uma das maiores escolas do Brasil, que é a Beija-Flor”, enalteceu Lobato.

Plumas e paetês

Os artistas do boi Caprichoso Alex Salvador e Algles Ferreira, e suas respectivas equipes, ganharam destaques da mídia nacional e entre os torcedores azulados espalhados por todo o Brasil. O reconhecimento consagra trabalhadores dos bastidores da produção e criação do Carnaval carioca.

Algles Ferreira foi premiado como escultor pela obra da escola de samba Imperatriz Leopoldonense.

“Não é fácil conquistar espaço no meio de grandes profissionais do Carnaval. Sei o quanto é difícil conquistar credibilidade artística com presidentes e carnavalescos, até, muitas vezes, sofrendo preconceito por ser do norte ou por ser índio, mas é essa herança que nos trouxe até aqui”, disse o artista.

Alex Salvador, da escola Vila Isabel, foi premiado como técnico de efeitos especiais, formas e movimentos. Ele recebeu do carnavalesco Paulo Barros, a missão de criar um carro completamente diferente do que já havia sido feito no Carnaval.

O carro de São Jorge e o Dragão tinha 15 metros de comprimento por 8 de largura. A movimentação foi criada com base em movimentos de animatrônicos, com escultura vazada no estilo de Parintins. “O processo de criação durou três meses entre maquete e concepção”, destacou o artista.

O Boi-bumbá Caprichoso é a agremiação folclórica que mais exporta artistas para os eventos culturais do Brasil.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.