Sobe para 33 mil o número de mortos em terremoto na Turquia e Síria

Foto: Divulgação

Neste domingo (12), o número de mortes em decorrência do terremoto que atingiu a Turquia e Síria chegou a mais de 33 mil.

O maior terremoto registrado em 80 anos nas duas regiões, de magnitude 7.8, ocorreu na madrugada de segunda-feira (6), no povoado de Kahramanmaras, no sudoeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria.

De acordo com o último balanço, o número de vítimas fatais na Turquia é de 29.605, e o da Síria, mais de 3.500.

As autoridades estimam que esses números podem subir, pois as equipes de resgate já identificaram mais corpos nos escombros.

Processos judiciais

Processos judiciais foram iniciados pela Justiça da Turquia contra 131 pessoas suspeitas de ter participado de incorporações de imóveis que foram construídos com má qualidade e de forma ilegal, sem observar as regras de engenharia que os tornariam mais resistentes a tremores de terra.

Epicentro

Com um raio de alcance de 250 quilômetros, o tremor de segunda-feira (6) foi sentido em centenas de municípios e cidades dos dois países.

O epicentro ocorreu a 10 quilômetros da superfície. Tal profundidade é considerada baixa e pode explicar, em parte, o tamanho da destruição provocada.

O terremoto já é o sétimo desastre natural mais mortal deste século. A tragédia supera o terremoto e o tsunami que abalaram o Japão em 2011.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *