Em São Gabriel da Cachoeira, Corpo de Bombeiros realiza curso de brigada de incêndio

Foto: CBMAM/Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou o curso de formação de Brigada de Incêndio no município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 km de Manaus), para militares do Exército, Guarda Municipal, Defesa Civil, médicos que trabalham com transporte de pacientes em ambulância no município e comunitários. As aulas aconteceram de 16/1 até 4/2, após a formatura e entrega de certificados para todos os participantes com carga horária de 104 horas.

O curso tem como objetivo preparar brigadistas com conhecimentos básicos técnicos e práticos nas áreas operacionais no combate a incêndio urbano e florestal, atendimento pré-hospitalar e salvamento aquático. Participaram do curso 47 pessoas.

A programação curricular do curso prevê aulas teóricas e práticas, que permitem aos participantes assimilar melhor o conteúdo, com práticas de combate a incêndio, instruções teóricas de combate a incêndios florestais, simulado com queima controlada de uma área de vegetação rasteira de aproximadamente 400m², instruções teóricas e práticas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), noções básicas de resgate em alturas, nós e amarrações, noções básicas de salvamento aquático, técnicas de resgate e Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do afogado, noções básicas de salvamento aquático, técnicas de resgate em piscina, lagos e igarapés.

Foto: CBMAM/Divulgação

De acordo com o coordenador do Curso de Brigada, subcomandante do Comando de Bombeiros do Interior do Amazonas (CBI), capitão QOABM Renê Gonçalves da Silva, o curso foi administrado conforme o planejamento.

“O Curso de Brigada ocorreu sem nenhuma intercorrência de acidentes ou incidentes, atingindo enfim o objetivo ao qual foi proposto no Quadro de Trabalho Semanal concernente ao Plano de Operação, por agentes públicos, estaduais e municipais, bem como comunitários, que foram capacitados com conhecimentos básicos no combate a incêndio urbano e florestal, atendimento pré-hospitalar, resgate em altura e salvamento aquático”, comentou.

A entrega dos certificados foi realizada no sábado (4/2) pelo comandante do CBI, tenente-coronel QOBM Josélio da Silva Monteiro, e autoridades locais.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *