Banda do Boulevard faz ensaio no domingo com samba e toada

Banda do Boulevard faz ensaio no domingo com samba e toada

Ensaio deste domingo contará com muito samba e toadas de boi cantadas pelo levantador Paulinho Viana.
Foto: Paulinho Viana/Acervo Pessoal

A duas semanas da apoteose da Banda do Boulevard, a bateria Explosão do Boulevard insere nos seus ensaios os ritmos do samba com as toadas de boi bumbá. O primeiro ensaio oficial acontece neste domingo, 29/1, a partir das 16h, no QG da banda, localizado na avenida Álvaro Botelho Maia, 228, Centro, com a presença do levantador de toada Paulinho Viana.

O ensaio deste domingo está dividido em dois momentos, primeiramente, a bateria, composto por cem ritmistas, tocará por uma hora os sambas de enredo que farão parte da programação do carnaval da Banda do Boulevard no dia 12 de fevereiro. Em seguida, será a vez de Paulinho Viana levantar o ritmo bovino programado para a apresentação do boi de rua criado pelos organizadores da banda, o Boilevard, que também fará seu espetáculo no evento carnavalesco deste ano.

Animado com a participação no ensaio da banda, o levantador da Marujada de Guerra do Caprichoso Paulinho Viana adianta que a toada “Vem pro Boilevard” faz parte do repertório deste domingo. “Será uma grande alegria, pois estaremos interagindo com a galera que vai assistir ao ensaio no domingo”, disse Viana.

De acordo com o mestre da bateria Iron Maciel os músicos da Explosão do Boulevard estão afinados com os dois ritmos e que agora é inserir nos ensaios da bateria as coreografias que serão feitas junto ao samba e alinhar com a batucada do Boilevard.

Boi de rua

O Boilevard é o boi de pano criado em 2022 pelos organizadores da Banda do Boulevard como forma de representar a cultura do boi de rua de Manaus. O boi é uma das atrações da Boulevard 2023, que terá show de uma hora de duração do cantor e levantador de toadas da Marujada de Guerra do Caprichoso, Paulinho Viana.

A presença do Boilevard no carnaval reforça o interesse dos organizadores, brincantes e foliões em manter viva a cultura popular de rua, como o carnaval e o boi de pano.

‘Teixeira de Manaus’

Este ano a Banda do Boulevard homenageia o saxofonista amazonense Rudeimar Soares Teixeira, o “Teixeira de Manaus” e traz como tema “Teixeira de Manaus é Beiradão: Cultura do Amazonas em Canção”. A banda é uma das mais tradicionais de Manaus, existe desde 1987 e costuma levar multidão para o boulevard Álvaro Maia, sempre no domingo gordo de carnaval, que em 2023 será no dia 12 de fevereiro.

O saxofonista Rudeimar Soares Teixeira, ou simplesmente Teixeira de Manaus, nasceu no dia 8 de dezembro de 1944, na comunidade Costa do Catalão, zona rural de Manaus. Na década de 1980 ficou conhecido no Brasil, após ser descoberto pelo paraense Pinduca (cantor de carimbó), passou a fazer apresentação artística com seu sax alto e se tornou o precursor do movimento musical chamado de “beiradão”, uma mistura de ritmos como carimbó, merengue, lambada, cumbia, forró, salsa, xote e música latina.

Letra do samba da Banda do Boulevard 2023

Compositores: Paulo Onça, Mulher do Samba e Mui do Cavaco

Intérpretes: Auzier do Samba e Mestre Kabeça

Eu vou com meu amor pro Boulevard.

A Alegria é tradição, vamos cantar.

Teixeira de Manaus é Beiradão.

De corpo e Alma te dedico essa canção. 2x

A arte ilumina a comunidade espantando a solidão.

O barco atracou na avenida me lanço nessa festa com emoção.

O som da multidão arrepia.

Hoje o Boulevard é gratidão.

Eu vou com meu amor pro Boulevard.

A alegria é tradição, vamos cantar.

Teixeira de Manaus é Beiradão.

De corpo e alma te dedico essa canção. 2x

O Rádio anuncia: a musicalidade tem no sax a expressão.

Ao som da guitarrada – magia.

Cultura do Amazonas em canção. Teixeira de Manaus te convida: Abre as Portas do Teu Coração!!!

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *