
Foto: Divulgação/Seminf
Nesta quarta-feira, 21/12, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua na recuperação de uma rede de drenagem profunda rompida na rua 12, da comunidade Vale do Sinai, bairro Cidade Nova, na zona Norte. A antiga tubulação estava obstruída, impedindo a passagem da água, e provocou uma cratera no meio da via.
Com o uso de uma retroescavadeira, as equipes da Seminf fizeram a escavação no local para a retirada das peças danificadas da tubulação. Dois novos tubos em concreto são substituídos, para dar vazão correta às águas.
Para o responsável pela obra, o engenheiro Érico Braga, a rede de drenagem muito antiga, associada ao acúmulo de lixo, provocou o rompimento dos tubos.
“Muitos anos sem manutenção alguma nessa rede de drenagem e, durante o serviço, nos deparamos com os tubos totalmente tomados por lixo. Havia até pedaços de ferro e restos de obras que impediam a passagem correta das águas, provocando a erosão e a cratera na via. Seguimos a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, para entregarmos a obra no menor tempo possível”, explicou.
As equipes trabalham de maneira emergencial na área, substituindo as peças antigas por tubos novos em concreto e ferro, uma tecnologia mais resistente e duradoura.
Simultaneamente, o distrito de obras atua em serviços programados de recuperação asfáltica, implantação e recuperação de rede de drenagem profunda e superficial, limpeza e desobstrução de caixas coletoras.