07/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Norte e Nordeste serão as últimas regiões a darem início à contagem de votos

Publicado em 30 de outubro, 2022

Norte e Nordeste serão as últimas regiões a darem início à contagem de votos

Uma das novidades decididas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano é a unificação do horário eleitoral em todo o Brasil, seguindo o horário de Brasília. Mesmo assim não são garantidos o término da votação e o início da contagem de votos em todas as regiões brasileiras ao mesmo tempo.

No primeiro turno, os primeiros votos divulgados foram das regiões Sul e Sudeste e só depois começaram a aparecer os do Centro-Oeste e, por último os dos estados do Nordeste e do Norte.

Levando em consideração as pesquisas eleitorais divulgadas na última semana, Jair Messias Bolsonaro (PL) ganha do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em todas as regiões, exceto no Nordeste, onde o PT aparece com uma diferença de votos muito distante do PL.

“É necessário levar em consideração duas coisas para quem quer prever o resultado futuro, primeiro, se o Bolsonaro conseguir uma vantagem larga de votos na primeira hora, a chance de Lula virar, mesmo que ele tenha uma expressão grande no Norte e no Nordeste, diminui porque são mais votos a serem apurados na região Sudeste”, explica Igor Lins, cientista político, com doutorado pela UnB.

Último levantamento

Segundo o último levantamento da Datafolha, realizado entre os dias 28 e 29 de outubro, no Centro-oeste Bolsonaro tem 58% e Lula, 38%; no Nordeste: Lula tem 67% e Bolsonaro, 28%; no Norte, Bolsonaro aparece com 49% contra 46% de Lula; no Sudeste Bolsonaro vence com 48% enquanto Lula tem 45%; e no Sul, Bolsonaro tem 57% e Lula, 37%.

Igor Lins considera que para o resultado real das eleições acompanharem a maioria das pesquisas que afirmam vitória para o candidato do PT, Lula a contagem inicial nas outras regiões do Brasil não podem demonstrar muita distância, principalmente na região sudeste onde há os três maiores colégios eleitorais.

Um dos motivos pelos quais a demora ocorre são as filas de eleitores que ainda não votaram na seção eleitoral depois das 17h. Para quem deixa “para em cima da hora” o TSE aconselha que os mesários distribuam senhas e organize o local para que todos consigam votar.

Segundo Igor Lins, isso ocorre também porque a apuração começa antes no Sul, Sudeste e Centro-oeste porque as justiças estaduais têm acesso aos arquivos das urnas antes.

“No Norte e no Nordeste, por uma série de dificuldades, como o próprio transporte das urnas, o resultado começa sair depois porque a justiça eleitoral do estado demora mais a receber os resultados das seções”, afirma o cientista político.

Segundo um levantamento feito pelo Correio Braziliense a respeito das eleições presidenciais dos anos passados, em 2014 a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) só passou na frente de Aécio Neves (PSDB), às 19h32, com 88,9% das urnas apuradas.

Competição

No caso de 2018, Fernando Haddad (PT) não ganhou a competição, mas só começou a diminuir a distância antes das 17h do atual presidente, Jair Messias Bolsonaro, que venceu sendo lançado pelo PSL.

O primeiro turno de 2022, chegou a ser bastante comentado por internautas. Isso porque o candidato petista só conseguiu crescer na contagem 30 minutos depois de iniciar a divulgação da contagem. E mesmo que o resultado do primeiro turno tenha sido favorável para Lula, com final da disputa com 48,43% dos votos, contra 43,2% de Bolsonaro, o candidato do PT só conseguiu ultrapassar o atual presidente cerca de 20h.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.