22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

ONG Human Rights Watch acusa Catar de deter e maltratar pessoas LGBT+

Publicado em 24 de outubro, 2022

ONG Human Rights Watch acusa Catar de deter e maltratar pessoas LGBT+.

Forças de segurança no Catar prenderam arbitrariamente e maltrataram pessoas LGBT+ do país recentemente, disse a Human Rights Watch (HRW) nesta segunda-feira (24), às vésperas da Copa do Mundo, que colocou em destaque as questões de direitos humanos no Estado do Golfo Árabe.

A homossexualidade é ilegal no país conservador muçulmano e algumas estrelas do futebol levantaram preocupações sobre os direitos dos torcedores que viajam para o evento, especialmente indivíduos LGBT+ e mulheres, que, segundo grupos de direitos humanos, as leis do Catar discriminam.

Uma autoridade do Catar disse em comunicado que as alegações da HRW “contêm informações que são categoricamente e inequivocamente falsas”, sem especificar.

Os organizadores da Copa do Mundo, que começa em 20 de novembro e é a primeira realizada em um país do Oriente Médio, dizem que todos, independentemente de sua orientação sexual ou origem, são bem-vindos, apesar de também alertar contra demonstrações públicas de afeto.

“A liberdade de expressão e a não discriminação com base na orientação sexual e identidade de gênero devem ser garantidas, permanentemente, para todos os residentes do Catar, não apenas para os espectadores que vão ao Catar para a Copa do Mundo”, declarou a HRW em comunicado.

A organização disse que entrevistou seis pessoas LGBT+ do Catar, incluindo quatro mulheres transexuais, uma mulher bissexual e um homem homossexual, que relataram ter sido detidos entre 2019 e 2022 e submetidos a abusos verbais e físicos, incluindo chutes e socos.

“Todos os seis disseram que a polícia os forçou a assinar promessas indicando que iriam ´cessar a atividade imoral´”, disse, acrescentando que as mulheres transexuais detidas foram obrigadas a participar de sessões de terapia de conversão em uma clínica patrocinada pelo governo.

Agência Brasil 

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.