04/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Manaus realiza a abertura da 4ª etapa da Copa Zico com as escolas municipais da zona Norte

Publicado em 10 de outubro, 2022

Foto: Divulgação

Com a participação de 32 equipes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta segunda-feira, 10/10, a abertura da 4ª etapa da Copa Zico com a participação das unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte. Os jogos serão realizados até sábado, 15, nos estádios Ismael Benigno, a Colina, na zona Oeste, e Carlos Zamith, na zona Leste da cidade.

A competição envolve aproximadamente 800 alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15. Os alunos atletas do Sub-13 e Sub-15 vão jogar no estádio Carlos Zamith. Já os estudantes do Sub-9 e Sub-11 na Colina, local da semifinal e final de todas as categorias.

De acordo com o coordenador local da Copa Zico na Semed, Luiz Oliveira, essa etapa é importante para a garotada das escolas municipais da zona Norte, devido a oportunidade de jogar a competição, mas também da interação com outros alunos e escolas da rede.

“Estamos iniciando mais uma etapa, com isso vamos contribuir com a educação e aliado em benefícios às nossas crianças. Gostaria de agradecer mais uma vez ao prefeito David Almeida e à secretária da Semed, professora Dulce Almeida, por essa parceria, que está sendo de extrema importância para agregar novos valores para as nossas crianças. A gente percebe que cada vez mais estão interagindo e trazendo esse elo, que é educação e esporte para trazer grandes benefícios para os nossos alunos”, completou.

Feliz por ter jogado pela primeira vez no Carlos Zamith, o aluno do 7º ano, Lucas Gomes Botelho, 12 anos, atua na equipe Sub-13 da escola municipal Dulcenides dos Santos Dias, bairro Terra Nova II. Para o atleta, que joga no meio-campo, é uma chance única, mas principalmente porque sonha em ser um jogador profissional.

“É legal, porque nunca estive em um campo grande como esse aqui. É uma animação para mim, que sonho em ser um jogador, jogar em um campo grande e ter um local legal para trocar os uniformes. Já mudei minha posição em campo, onde já fui goleiro, agora jogo pelo meio e até fui zagueiro. Viemos de tão longe da escola e ter essa oportunidade é muito bom. Espero agora vencer para chegar na final dos jogos”, contou.

Participando das quatro categorias na competição, a escola municipal Ana Sena Rodrigues, no bairro Colônia Santo Antônio, envolve aproximadamente 60 alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental na Copa Zico. Para o professor de Educação Física, Diego Pimentel de Oliveira, responsável pela escola, a participação dos alunos tem um significado além da prática esportiva.

“Tem o lado social, da inclusão também, na questão pedagógica a gente vê o lado da educação física de comportamento e socialização dos alunos. Com certeza, isso tudo tem muita relevância pedagógica para os alunos e toda escola na verdade. Isso aqui é um sonho para esses alunos com relação à Copa Zico para o desenvolvimento afetivo, rendimento escolar e em muitos alunos já percebemos uma melhora na escola, depois que os chamamos para participar”, salientou.

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.