25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Orla de Manaus recebe ação de limpeza municipal e com apoio da Marinha do Brasil

Publicado em 06 de outubro, 2022

Orla de Manaus recebe ação de limpeza municipal e com apoio da Marinha do Brasil

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou ação de limpeza, nesta quinta-feira, 6/10, em parceria com o 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, na orla do porto próxima à Companhia Energética do Amazonas (Ceam), na zona Sul da cidade.

De acordo com o coordenador de coleta das balsas da Semulsp, Marlon Chagas, todos os dias a pasta realiza limpeza nas orlas e igarapés de Manaus. “Com a descida das águas, o acúmulo de lixo é muito grande. A orientação do prefeito David Almeida e do secretário Altervi Moreira é deixar as orlas e igarapés limpos e é isso que estamos fazendo aqui na orla do Ceam, em parceria com a Marinha”, destacou.

O vice-almirante do 9º Distrito Naval, Thadeu Marcos Lobo, destacou que a ação em parceria com a prefeitura é muito válida e é um exemplo que pode e deve ser copiado pela sociedade para proteger os rios da Amazônia.

“Os mares e os rios são fontes inesgotáveis de riquezas, e nós temos que cuidar. A Marinha do Brasil tem grande preocupação com o meio ambiente. O que nós estamos vendo aqui são funcionários da prefeitura junto com o pessoal da Marinha recolhendo todo lixo que apareceu depois da descida do rio Negro”.

A ação contou com 40 voluntários, entre trabalhadores da Marinha e servidores da Semulsp. Para o local, foram deslocadas balsa, redes de contenção e equipes especializadas em limpeza de igarapés.

Educação ambiental

Além da limpeza e coleta de lixo domiciliar diária, a Semulsp, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), vem realizando campanhas e ações de conscientização em todos os bairros da cidade, porta a porta, e por meio de redes sociais e ampla mídia. Existe também o grupo “Garis da Alegria”, que colabora com a campanha, inclusive com ações nas escolas municipais e estaduais.

Coleta agendada

Para evitar que materiais de grande porte como sofás, camas e geladeiras sejam descartados irregularmente nos igarapés ou em vias públicas, a Prefeitura de Manaus segue com o serviço de coleta agendada de grandes objetos. O programa recolhe materiais de grande porte, que serão descartados. O agendamento é realizado via aplicativo de mensagens ou ligação. Para utilizar o serviço, é necessário entrar em contato com a Semulsp, por meio do WhatsApp (92) 98415-9563 ou 98459-5618.

A população também pode contar com o serviço de coleta seletiva, coordenado pela Semulsp, que ocorre todos os dias. O cidadão pode separar os próprios resíduos recicláveis e levar até um dos 36 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela Prefeitura de Manaus, em parceria com associações e grupos de catadores.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.